Autofit Section
Feira de Sustentabilidade do TJRJ conscientiza público e expõe projetos e ações para preservação do meio ambiente
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 22/06/2022 19:00

 

A imagem mostra as barraquinhas da Feira de Sustentabilidade, montada próximo à saída do térreo do TJRJ. Na fotos, visitantes recebem orientações dos expositores sobre meio ambiente e sustentabilidade                                                                             Feira de Sustentabilidade no TJ reúne expositores que atuam em áreas socioambientais

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quarta-feira (22/6), a sua Feira de Sustentabilidade. Organizado pelo Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o evento reúne expositores que atuam em áreas socioambientais e de desenvolvimento sustentável: Associação Beneficente dos Amigos do TJRJ (ABATERJ), Associação dos Meliponicultores da Cidade do Rio de Janeiro (AME RIO), Instituto Sicoob em parceria com o COOP-Justiça, Instituto Soul Ambiental, Programa Refloresta-Rio, Reciclotron, SENAC e DESAU/TJRJ.  

Com uma das mudas ofertadas pelo Programa Refloresta Rio na mão, a policial militar Rosane Bahia, de 50 anos, falou, empolgada, sobre a feira: 

"Foi por acaso que fiquei sabendo da realização da Feira de Sustentabilidade. Vim ao fórum resolver algumas coisas e vi as barracas. Como adoro plantas, achei muito interessante a iniciativa da doação de mudas. Ganhei mais um pé de pitanga para compor o jardim da minha casa. Outra barraca que me chamou atenção foi a que tinha os produtos da Amway, que eu usei por muito tempo, mas perdi o contato da vendedora. Fiquei muito feliz em encontrar um fornecedor.” 

Uma das tendas mais visitadas foi a da iniciativa Reciclotron, que promove o descarte correto de materiais eletrônicos quebrados ou inutilizados, como pilhas, baterias, fones de ouvidos, todos os tipos de cabo, fios, celulares, notebooks, impressoras, entre outros. Alguns dos produtos são reciclados, outros conseguem ser reutilizados pela própria cooperativa. E, melhor:  a pessoa que realiza o descarte acumula pontos que podem ser trocados por descontos, serviços e até novos produtos de uma rede credenciada. 

"O movimento aqui está bem interessante. Ficamos felizes em conseguir abordar pessoas e trazer essa conscientização do descarte correto de resíduos eletrônicos. Estamos tentando levar a solução para esse problema até o público”, disse Matheus Cervasio, cofundador da Reciclotron e um dos expositores da iniciativa. 

Realizada pela primeira vez no Poder Judiciário fluminense, a Feira de Sustentabilidade já ganhou olhares de outras organizações: Luciana Possebon, assistente de logística da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), elogiou a exposição e disse ter planos para expandir o projeto. 

"Todas as iniciativas são interessantes, mas a que mais me chamou atenção foi a do SENAC, principalmente pelo programa de gratuidade deles. Tive interesse em oferecer ao pessoal da Fundação Santa Cabrini que trabalha na Secretaria de Cultura. São pessoas que cumprem penas judiciais e que podem ser encaixadas em cursos e treinamentos. Isso ajuda na ressocialização. Além disso, digo com certeza que seria um sonho levar a Feira de Sustentabilidade até a Secretaria de Cultura. Ter esse evento lá seria muito interessante e importante para nós", afirmou Luciana, de 42 anos, que também levou uma muda de pitanga para plantar em seu quintal. 

A imagem mostra Rosane Bahia e Luciana Possebon segurando mudas e planfletos que receberam durante visita à Feira de Sustentabilidade do TJ                                                                                    Rosane Bahia e Luciana Possebon aprovaram a iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio

                                          

Nesta quinta-feira (23/6), a Feira de Sustentabilidade do TJRJ pode ser visitada, das 10h às 16h, no mesmo local: Rua Dom Manuel s/ nº, no térreo da Lâmina I do Tribunal de Justiça. Traga seus eletrônicos para um descarte correto, venha pegar uma muda para ajudar no reflorestamento da cidade e aproveite para ouvir ótimas iniciativas de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. 

 

Fotos: Felipe Cavalcanti/ TJRJ