Pesquisa CNJ: 2ª etapa do Diagnóstico Justiça 4.0
Direcionada a todos os servidores, magistrados e colaboradores dos tribunais, a última fase nacional do “Diagnóstico Justiça 4.0: Pesquisa sobre o Impacto da Implementação dos Núcleos de Justiça 4.0, Balcão Virtual e Juízo 100% Digital” ocorrerá entre 3 e 14 de julho e estará acessível por meio do link: https://formularios.cnj.jus.br/pj4-0-percepcao.
O estudo é feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito do Programa Justiça 4.0, a partir da análise dos dados estatísticos existentes no CNJ e de informações coletadas por meio da aplicação de questionários on-line. A primeira etapa direcionada à gestão dos tribunais, ocorreu entre 15 e 26 de maio de 2023.
A aplicação on-line do questionário de percepção dessa segunda etapa, estruturado em 16 questões, tem o objetivo de gerar evidências sobre o impacto da implementação das políticas tecnológicas do PJ 4.0, contribuindo com a consolidação das políticas do Poder Judiciário no âmbito do PJ 4.0.
Webinário
O CNJ promove nesta quarta-feira (28/06) o Webinário Diagnóstico Justiça 4.0, um vídeo de apresentação que trata dessa 2ª etapa da pesquisa. Estará disponível por meio do canal do CNJ no YouTube, seção “Início”, a partir das 9h. Após essa data, o webinário poderá ser acessado no acervo do canal na seção “Vídeos”.
Parra assistir, clique aqui.
Justiça 4.0
O Programa Justiça 4.0, parceria entre o CNJ, o Pnud e o Conselho da Justiça Federal (CJF), desenvolve soluções tecnológicas para promover a transformação digital do Poder Judiciário. O Programa conta com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Os Núcleos de Justiça 4.0 foram criados em 2021 a partir da Resolução n. 385/2021. Trata-se de unidades judiciárias digitais especializadas em determinada matéria, que permitem o atendimento remoto de demandas vindas de qualquer local do território sobre o qual o tribunal tiver jurisdição. Já o Juízo 100% Digital (Resolução n. 345/2021) é a política que estabeleceu a realização de atos processuais virtuais, incluindo audiências e sessões de julgamento. E o Balcão Virtual (Resolução n. 372/2021) criou uma plataforma de acesso remoto aos usuários dos serviços de Justiça.
(Fonte: CNJ)
Departamento de Comunicação Interna