EMERJ promoverá evento sobre pesquisa em violência obstétrica
O Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE), do Observatório de Pesquisas Bryan Garth da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), promoverá no dia 13 de maio, às 10h, o evento de apresentação da pesquisa “Se ficar gritando, vai ter filho sozinha: a violência obstétrica à luz do Direito brasileiro e do Sistema Interamericano de proteção de direitos humanos”.
A pesquisa faz parte da sétima edição do relatório final de pesquisa do Núcleo e traz à tona dados sobre a violência obstétrica sofrida por mulheres. Entende-se por violência obstétrica a apropriação do corpo e dos processos reprodutivos das mulheres por profissionais de saúde que se expresse por meio de relações desumanizadoras, resultando na perda de autonomia e capacidade de decidir livremente sobre seu corpo e sexualidade, com impactos negativos na qualidade de vida das mulheres.
Para se inscrever ou obter mais informações sobre o evento, que é gratuito e aberto ao público, acesse o link.
Informações
Data: 13 de maio de 2024
Horário: 10h às 13h
Local: Auditório Des. Joaquim Antônio de Vizeu Penalva Santos – Rua Dom Manuel, nº 25, 2º andar, Centro/RJ
Também haverá transmissão pela plataforma Zoom. Haverá tradução em libras. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes do evento.
Departamento de Comunicação Interna