Autofit Section
Cursos de férias da EMEDI têm recorde de inscrições
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 23/07/2024 18:57

Cursos de férias da EMEDI têm recorde de inscrições

 

Dez cursos em formatos presenciais, telepresenciais e híbridos registraram cerca de mil inscrições. Um recorde de procura para os cursos de férias de inverno 2024 da Escola de Mediação (EMEDI). Estudantes, advogados, mediadores e demais profissionais interessados em aprimoramento sobre métodos consensuais de resolução de conflitos lotaram as salas de aulas presenciais e virtuais.

"A alta demanda pelos cursos de férias demonstra o crescente interesse da sociedade pelos temas relacionados à mediação e aos métodos consensuais de resolução de conflito. É um reflexo da importância da mediação como ferramenta para a construção de uma sociedade mais pacífica e justa”, destacou o professor Adriano Moura da Fonseca Pinto, diretor da Escola.

Nesta terça-feira, 48 alunos assistiram ao primeiro módulo do curso “Aspectos Práticos do procedimento do superendividamento”, ministrado pelo juiz do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Francisco Posada, coordenador do  Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) especializado em superendividamento.

“O objetivo é difundir o conhecimento sobre o superendividamento do consumidor que não consegue pagar suas dívidas e tem que se valer da legislação para tratar sua situação financeira. Em cursos híbridos como esse, nós conseguimos contemplar quem pode vir à sala de aula e também quem não pode, como pessoas de outros estados da federação que se inscrevem e participam”, destacou o juiz.

A aluna Luiza Calmon, mediadora do TJRJ do Cejusc do Superendividamento, falou da importância de estar numa sala de aula com esse tema: A maioria dos consumidores nos procuram sobre os empréstimos consignados, são aposentados que não conseguem honrar seus compromissos. O objetivo do Cejusc é que o consumidor seja atendido na questão do superendividamento e que os bancos apresentem uma proposta viável. Nós, mediadores do Tribunal de Justiça, não tínhamos formação específica sobre esse tema e o Cejusc precisa da formação específica. Cursos como este são primordiais”. 

Para acessar o CEJUSC do Superendividamento, clique na página do Nupemec, aqui.

 

Marca da Escola de Mediação em desenho estilizado com formas geométricas curvilíneas coloridas representando três figuras humanas numa relação de mediação.

 

Foto: Rogério Brito
Departamento de Comunicação Interna