Autofit Section
Mangaratiba reforça combate à violência doméstica  
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 19/08/2021 18:36

A juíza da comarca de Mangaratiba, Patrícia Drumond, participou, nesta quinta-feira (18/8), de uma reunião realizada no fórum da comarca com representantes da prefeitura e do Ministério Público para tratar de formas de combate à violência doméstica.  No encontro, que procurou aproximar o Poder Judiciário do Poder Executivo e do MP, foram abordadas ações que serão realizadas para proteção das mulheres vítima de violência, assim como das crianças e adolescentes expostos à vulnerabilidade social.  

Entre os assuntos tratados, foram apresentadas as duas novas ferramentas digitais que serão implantadas no município: o 'Botão do Pânico', aplicativo destinado às mulheres que têm medidas protetivas em vigor, permitindo que as vítimas emitam um alerta em tempo real aos agentes de segurança quando estiverem em situação de perigo;  e o 'Sistema de Gestão do Conselho Tutelar', que vai proporcionar uma gestão mais efetiva para o órgão, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A ferramenta busca facilitar os procedimentos diários dos conselheiros tutelares, estando acessível também à Secretaria de Assistência Social e ao Poder Judiciário, oferecendo o mapeamento da cidade, gráficos,  localização das residências que serão visitadas, histórico dos trabalhos realizados, entre outras funcionalidades.  

Para a juíza, as iniciativas são muito bem-vindas para reforçar o combate à violência doméstica. "Achei muito interessante colocar a tecnologia a favor da mulher vítima de violência. Muitas vezes elas vivem coagidas e não conseguem pedir socorro. Agradeço o empenho de todos em criar esses mecanismos para essas causas", destacou.  

A comarca de Mangaratiba fechou o mês de julho com um acervo de 1.124 processos de violência doméstica.   

SP/FS