TRE-RJ dá posse a novo presidente, vice e desembargadora eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) empossou nesta sexta-feira (24/3), em Sessão Solene no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), os desembargadores João Ziraldo Maia, no cargo de presidente, e Henrique Carlos de Andrade Figueira como vice-presidente e corregedor regional eleitoral do órgão. A juíza Daniela Bandeira de Freitas foi empossada como membro efetivo da Corte.
O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral foi conduzido ao plenário pelos desembargadores Elton Martinez Carvalho Leme – presidente do TRE-RJ no biênio 2021/2023 – e Cláudio Luis Braga Dell’Orto – presidente do TRE-RJ em 2021. Em seu discurso, o magistrado falou do árduo trabalho do Tribunal Superior Eleitoral durante as eleições de 2022 e da importância das urnas eletrônicas.
“Nunca se viu, em tamanha intensidade nas últimas eleições, fake news em época de aplicativos de mensagens de relacionamento, onde em minutos uma manifestação chegava a milhares de pessoas, por ação espontânea e, não raras às vezes, por ação de robôs multiplicadores. Tornou vulto aquela velha máxima que uma mentira repetida várias vezes se torna uma verdade, e, se não fosse a ação forte do Tribunal Superior Eleitoral em desmentir e esclarecer os fatos em tempo real, penso que não teríamos um final feliz. A adoção da urna eletrônica acabou com várias práticas de deturpação da vontade popular. A campanha difamatória de 2022 serviu para aumentar a segurança das urnas e da lisura do processo com a adoção de novas camadas de segurança”.
O presidente empossado também falou sobre os planos para a sua gestão:
“Passo agora a organizar as eleições do ano que vem. Comunico que darei ênfase ao Programa Eleitores do Futuro, que já existe, e a biometrização, que parou em razão da pandemia. Temos no estado do Rio pouco mais da metade dos eleitores biometrizados”, destacou.
Novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-RJ também toma posse
Já o novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral do órgão, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, foi levado ao plenário pelas desembargadoras eleitorais Marcia Ferreira Alvarenga e Alessandra de Araújo Bilac Moreira Pinto.
Com 35 anos de magistratura, o desembargador e presidente do TJRJ no biênio 2020/2022, assumiu o compromisso de se dedicar e se empenhar na missão confiada e ele.
“Está entre os meus desafios continuar proporcionando confiança plena da população fluminense nas urnas eletrônicas. As urnas eletrônicas, como já comprovadas em todas as eleições desde de que ingressaram no mundo eleitoral, são seguras, eficazes e invioláveis. Quem trabalhou nas eleições e apurações ao tempo do voto impresso tem plena certeza da imensa evolução da urna eletrônica como instrumento garantidor da inviolabilidade em consequência da vontade soberana do eleitor.”
A solenidade desta sexta-feira também empossou a juíza Daniela Bandeira de Freitas como membro efetivo da Corte. A magistrada entrou no plenário acompanhada dos desembargadores Elton Martinez Carvalho Leme – presidente do TRE-RJ no biênio 2021/2023 – e Henrique Carlos de Andrade Figueira. Em seu discurso, a magistrada, que é juíza auxiliar da Corregedoria do TJRJ, destacou que se sentia feliz e honrada por ingressar na Corte que foi presidida por seu avô.
A cerimônia contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, como ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Benedito Gonçalves; os desembargadores eleitorais Alessandra de Araújo Bilac Moreira Pinto, Luiz Paulo da Silva Araujo Filho, Allan Titonelli Nunes; da Procuradora Regional Eleitoral, Neide Mara Cavalcanti Cardoso de Oliveira; do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; do governador do Estado do Rio de Janeiro Cláudio Castro e Silva; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Rodrigo Bacellar; do prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes; e da presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza juíza Eunice Bitencourt Haddad; entre outros.