Judiciário fluminense e Unicef acertam parcerias para proteção da infância e juventude
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, recebeu nesta quarta-feira (29/3) o novo representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, o mauritano Youssouf Abdel-Jelil. O encontro tratou do estreitamento das parcerias entre as duas instituições e o desenvolvimento de novas ações para a proteção de crianças e jovens contra a violência.
“Esse encontro é muito importante, porque dá continuidade a uma parceria do Unicef com o Tribunal de Justiça na atenção à área infanto-juvenil e aos adolescentes. O Unicef tem muito a nos ajudar em fluxos e em programas de trabalho. E nós, em contrapartida, no fornecimento de dados estatísticos para eles”, afirmou o presidente do TJRJ.
Dentre os compromissos assumidos como prioridade pelo Tribunal de Justiça, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo destacou a conclusão do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), cujas obras estão em andamento na Rua Ceará, na Leopoldina, em terreno cedido pelo Governo do Estado.
No NAI, o adolescente que cometer um ato infracional receberá, de forma unificada, o atendimento integrado do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Polícia Civil, com assistentes sociais e psicólogas. No mesmo espaço, o jovem terá a oportunidade de passar por uma capacitação profissionalizante.
“O NAI é um dos compromissos de campanha, cuja construção começou na administração passada. Trabalhamos com a determinação de inaugurar o complexo no ano que vem. Estamos contando agora com o auxílio do Unicef nos treinamentos e nos fluxos de programas”, disse o presidente do Tribunal.
Para o representante do Unicef, Youssouf Abdel-Jelil, que assumiu o cargo há dois meses, o Tribunal de Justiça do Rio é um parceiro estratégico.
“Acreditamos que o Tribunal seja um parceiro fundamental para a defesa dos direitos das crianças no Brasil, particularmente no Rio de Janeiro. E também cremos que a criação desta Vara para proteção das crianças é também um evento muito importante”.
Participaram também do encontro a desembargadora Daniela Brandão Ferreira, presidente da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e Juventude e Idoso (Cevij), a juíza-auxiliar da Presidência Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros; o chefe de Advocacia e Comunicações do Unicef no Brasil, Sonia Keo; a coordenadora do Unicef no Rio de Janeiro, Luciana Phebo; o oficial da área de Proteção à Criança, Marcos Kalil, e a especialista de comunicação do Unicef no Brasil, Immaculada Prieto.
AB/FS
Foto: Rasane Naylor/TJRJ