TJRJ inaugura Sala Íris e IdeaRio, espaços de inovação e modernização do Judiciário do Rio
Grande painel eletrônico da Sala Íris vai exibir dados do TJRJ em tempo real
Fomentar a cultura de inovação, modernizar para melhorar o controle da gestão diária e aprimorar o serviço que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro presta à população. Esses são alguns dos objetivos da Sala Íris (Central de Informações Gerenciais do TJRJ) e do IdeaRio, dois novos espaços criados pelo Judiciário fluminense que serão inaugurados na segunda-feira (11/3), às 11h, no 10º andar da Lâmina II do Fórum Central.
Com telas de projeção mostrando dados e indicadores referentes a cada serviço em execução no tribunal e uma equipe especializada na coleta de dados estatísticos e operação de sistemas tecnológicos, a Sala Íris vai possibilitar que o TJRJ tenha um acompanhamento em tempo real do desempenho da prestação jurisdicional em todo o estado e das demais atividades administrativas.
Com isso, a iniciativa vai permitir que a administração reúna e acesse em um só lugar informações como, por exemplo, o número de ações em andamento em determinada vara, o quantitativo de pessoal lotado em um cartório, a quantidade de uso de água em Fórum específico, entre outras diversas possibilidades de recortes.
Dividindo o mesmo corredor do Fórum Central está o IdeaRio – laboratório de inovação criado pelo judiciário fluminense – que visa à implementação de práticas inovadoras que possam melhorar a prestação jurisdicional, otimizar processos e promover uma justiça mais ágil, acessível e alinhada às necessidades da sociedade, tudo isso buscando soluções criativas e eficientes.
Com um mobiliário colorido e um espaço para reunião com mesas que formam uma colmeia, o novo laboratório do TJ atua como um catalisador de ideias, sejam elas incrementais, radicais ou disruptivas, reunindo servidores, magistrados, acadêmicos e até mesmos cidadãos, todos pensando coletivamente em soluções inovadoras. O IdeaRio utiliza metodologias ágeis e ferramentas de Design Thinking para prototipar e testar novas ideias sempre com o foco na melhoria contínua dos serviços prestados ao usuário.
E o novo espaço do Judiciário fluminense já colhe os primeiros frutos. Com o objetivo de disseminar o uso da linguagem simples no Tribunal, o IdeaRio produziu materiais para facilitar o entendimento da mensagem e, consequentemente, contribuir para a inclusão do cidadão. Entre eles estão o Manual da Linguagem Simples, o Manual Prático da Linguagem Simples, o Dicionário Jurídico, o Vocabulário de Imagens e as Tirinhas Jurídicas.
Outro projeto, ainda em desenvolvimento, é o Gerador de Visual Law, que adaptará, de forma automatizada, um documento jurídico para uma versão mais simplificada. Com isso, qualquer parte interessada poderá lançar no Gerador uma decisão, sentença, acórdão ou qualquer outro texto a fim de melhor esclarecer e compreender seu conteúdo.
Ao passar o mouse sobre a referida palavra/expressão (negritada e sublinhada), um “balão” surgirá com a respectiva definição que consta no Dicionário Jurídico do TJRJ. Ícones (representações gráficas das palavras por meio de imagens simples e intuitivas) que constam no Dicionário Jurídico e no Vocabulário de Imagens do TJRJ também aparecerão.
IA/MB
Fotos: Brunno Dantas e Felipe Cavalcanti