Autofit Section
Cerimônia marca encerramento do semestre do projeto “Estudar para Qualificar”
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 28/11/2024 15:42

Da esquerda para direita: diretora da Divisão de Ação Social e Acessibilidade (DIISO), Márcia Fayad; juíza auxiliar da Presidência do TJRJ, Ana Paula Pena Barros; e diretor do Departamento de Sustentabilidade (Desus), Leonardo de Araújo Rossi

O projeto “Estudar para Qualificar” fechou seu décimo ano de existência com uma cerimônia realizada, na manhã desta quinta-feira (28/11), no Auditório José Navega Cretton. O evento comemorou o encerramento do semestre da turma 2024.2, formada por integrantes dos projetos sociais “Justiça pelos Jovens”, “Jovens Mensageiros” e “Começar de Novo”. A iniciativa é resultado de uma parceria com o projeto Letra Jovem da Uerj e consiste em um programa de preparação para provas de concursos públicos e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), destinado aos integrantes dos projetos de inclusão social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

A juíza auxiliar da Presidência do TJRJ Ana Paula Pena Barros iniciou o evento destacando o marco que os integrantes da turma estavam alcançando e os incentivou a utilizarem o que aprenderam além do meio acadêmico: “Cultivar o gosto pela leitura e escrita é essencial. Independentemente dos seus planos, esperamos que esses aprendizados os acompanhem por toda a vida”.

Além dela, a diretora da Divisão de Ação Social e Acessibilidade (DIISO), Márcia Fayad, afirmou que a educação dos alunos é, não só uma distinção, como também um investimento no futuro deles: “Muito importante para o Tribunal é investir na continuidade do trabalho profissional de vocês, para que vocês, quando saírem daqui, possam dar continuidade no mercado de trabalho. Vocês também têm, paralelamente ao trabalho, todo um investimento que é para aírem daqui acrescidos de conhecimento, de cultura e relacionamento”.

Após o encerramento da mesa de abertura, os próprios alunos tiveram a oportunidade de falar e muitos deles agradeceram a todos os envolvidos no projeto, como foi o caso de Yann Andrade, membro do “Justiça pelos Jovens”: “Deixo meus melhores desejos, não só para os professores, mas também para todos os envolvidos nos projetos sociais apoiados por esse Tribunal. Que todos nós possamos prosperar e, quem sabe, nos encontrar num futuro próximo, em cargos públicos ou privados que tanto almejamos”. 

Por fim, os professores do projeto tiveram a chance de agradecer aos alunos pelo semestre.  Cauã e Patrícia são graduandos do curso de Letras da Uerj e, conforme Cauã ressaltou, o projeto não só contribui para a formação dos integrantes dos projetos sociais como também deles mesmos: “Queremos agradecer o respeito que vocês tiveram pela gente durante todo o projeto, pelas conversas maravilhosas que a gente teve, por tudo que vocês trouxeram nas escritas de vocês, coisas muito pessoais, muito sensíveis, grandes reflexões. Muita coisa, a gente trocou muito conhecimento, então vocês marcaram a nossa formação e a gente espera ter marcado a formação de vocês também de maneira positiva”.

Também integrou a mesa de abertura o diretor do Departamento de Sustentabilidade (Desus), Leonardo de Araújo Rossi, representando o Secretário-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Antônio Francisco Ligiero.

VM*
*Estagiário com supervisão de MB.

Foto: Brunno Dantas/TJRJ