Autofit Section
Presidente do TJRJ quer parceria do Estado e municípios para ampliar serviços de atendimento à população em situação de rua
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 10/04/2025 14:18

A imagem mostra um ambiente de atendimento social voltado para a população em situação de vulnerabilidade. No centro, uma atendente, sentada atrás de uma divisória de acrílico, conversa com um homem que está sentado em frente a ela. A divisória tem um cartaz com a inscrição “CIPOP-RUA/RJ TRIAGEM”. Atrás da atendente, estão duas pessoas em pé — uma mulher de óculos e camisa verde escura e o presidente do Tribunal de terno escuro.

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto, visita o Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua

Com um ano de funcionamento e cerca de 150 atendimentos diários, o Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua (Cipop-Rua/RJ) foi considerado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro, como uma iniciativa de sucesso no resgate da cidadania.

Com o objetivo de expandir o projeto, o desembargador vai levar ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e ao prefeito da Cidade, Eduardo Paes, propostas de iniciativas complementadoras que vão possibilitar o acesso a mais serviços no Centro, instalado junto à Central do Brasil.

Uma das propostas de ampliação foi apresentada pela desembargadora Renata Cotta, presidente da Comissão de Articulação de Programas Sociais do TJRJ e coordenadora do Cipop-RJ, junto com os desembargadores Marco Aurélio Bezerra de Mello e Vítor Aranha Afonso Rodrigues. A magistrada quer expandir o Centro para uma área vizinha, com 330 m² de extensão e que está vazia. No local, seriam instaladas salas para audiências com um juiz de plantão, de mediação e de multiuso para palestras.

Na visita ao Centro, o desembargador Ricardo Couto de Castro destacou o incentivo prestado pelo Cipop-Rua/RJ à população em situação de rua e que, em determinados casos, permite uma retomada da vida social.

 “Vou buscar apoio do governador e do prefeito para a ampliação dos serviços”, anunciou o desembargador. O presidente também pretende que o projeto coordenado pelo TJRJ se estenda a outros municípios do território fluminense.

A desembargadora Renata Cotta espera que, ainda neste ano, seja instalado um Cipop-Rua em Niterói. Duque de Caxias é outro município nos planos da Comissão de Articulação de Programas Sociais.

Renata Cotta considerou importante a visita do presidente do TJ, que assumiu o cargo em fevereiro.

“O presidente teve a oportunidade de conhecer o conceito do projeto e a luta que empreendemos na melhoria dos serviços”, disse a desembargadora.

Boa notícia 

Durante a visita, os desembargadores Ricardo Couto e Renata Cotta receberam uma boa notícia. O secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Sales, anunciou a doação de um trailer, onde as pessoas poderão tomar banho e receber serviços de cabeleireiros.

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro coordena o Cipop-Rua/RJ, que conta unidades do Detran-RJ, Fundação Leão XIII, Junta Militar, Defensoria Pública, TRE, OAB, Ministério do Trabalho, TRT, Assistência Social, Sine, INSS, entre outros. Os serviços permitem o acesso à certidão de nascimento, carteira de Identidade, CadÚnico, processos trabalhistas, regularização do alistamento militar, encaminhamento para vagas de emprego, benefícios como bolsa família, pedidos de isenção de taxa para retirada de documentos, entre outros.

Além dos desembargadores e do secretário estadual de Defesa Civil, também estiveram no Cipop, as juízas auxiliares da Presidência Paula Feteira e Carla Faria Bouzo; o secretário Carlos Eduardo Menezes da Costa, da Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social; a assessora do Centro, Tereza Guimarães; a diretora da Fundação Leão XIII, Luciana Calaça; e assessores dos órgãos das entidades que prestam serviços no local.

PC/FS

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ