Presidente do TJRJ empossa 37 juízes removidos
Trinta e sete juízes removidos foram empossados em solenidade realizada nesta segunda, 15
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, presidiu, nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, a solenidade de posse de remoção de 37 juízes na Capital e no interior pelos critérios de antiguidade e merecimento. A remoção dos juízes do XXI Edital de 2025 foi decidida na sessão do Órgão Especial realizada também nesta segunda-feira. O exercício é válido a partir de 1º de janeiro de 2026.
A cerimônia de posse foi realizada contou com a presença da 1ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães; da 2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes; do presidente do TJRJ no biênio 2009/2010, desembargador Luiz Zveiter; dos desembargadores Elton Martinez Carvalho, Joaquim Domingos de Almeida Neto e Marcos Andre Chut; do 1º vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargador Ricardo Alberto Pereira, representando a presidente Eunice Bittencourt Haddad; além de magistrados, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, advogados, servidores e colaboradores.
Juíza Cláudia Vidal presta compromisso representando os demais juízes empossados durante solenidade
A juíza Cláudia Márcia Gonçalves Vidal foi a escolhida para prestar o compromisso em nome dos demais juízes e a representante simbólica para assinar o termo de remoção. Em seu discurso, a magistrada desejou a todos votos de novos recomeços, novos acertos e atuação com excelência.
“Estou falando por todos como magistrada. Penso que, antes de mais nada, a fala deveria se dirigir a mim também, porque já estou há 20 anos na magistratura e recomeçando e acho que nós, juízes, precisamos, antes de tudo, refletir não só como magistrados, mas também sobre nossas próprias vidas e o que estamos fazendo aqui, hoje e agora. Refletir, apesar de estarmos no final do ano, sobre o nosso propósito inicial ao assumirmos a magistratura, quando assumimos o nosso papel público de julgar as pessoas. Enfim, hoje, quando nos removemos, precisamos, como no casamento, renovar nossos votos com a magistratura e com os nossos propósitos de vida. Meu discurso tem que ser para exaltar a remoção, lembrando que precisamos sempre evitar a zona do conforto que nos tira oportunidades de crescimento pessoal, intelectual e mental. Precisamos estar mais próximos dos nossos ideais como juízes”, disse a juíza.
Durante a sua fala, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, fez questão de exaltar a força das mulheres no Judiciário fluminense. "Ao olhar para todos que se colocam nesse momento, removidos, seguindo uma vontade própria da carreira, da jurisdição que escolhem, eu observo como as mulheres estão dominando o Judiciário, o que é um dado muito positivo na medida em que elas são sensitivas, e o juiz precisa ser sensitivo para bem julgar".
Na solenidade, o presidente também fez um agradecimento especial ao presidente do TJRJ no biênio 2009/2010, desembargador Luiz Zveiter, decano da Corte. “O desembargador Luiz Zveiter, como decano, como conselheiro de todos os presidentes que aqui se colocam após o seu exercício, ele demonstra não apenas a maturidade de um bom conselheiro, mas ele vem há muito realizando a montagem das remoções para bem servir o jurisdicionado. Gostaria de fazer esse agradecimento do fundo do coração. Se não fosse o desembargador Zveiter, talvez nós estivéssemos até agora votando a remoção de todos que aqui estão. Isso demonstra um compromisso não apenas com a jurisdição, mas também com a coisa pública. Então, gostaria de deixar claro e de declarar de público essa gratidão que eu tenho e que vários presidentes têm.”
O presidente finalizou parabenizando todos os presentes. “Hoje é um dia de festa. A remoção representa na vida dos magistrados uma opção de jurisdição. O magistrado olha e realiza a vontade de mudar a sua jurisdição, seja no plano territorial, seja no plano material. E vocês realizaram esse sonho. Gostaria de parabenizar a todos vocês que aqui estão fazendo essa escolha”.
Confira abaixo a lista com os juízes removidos do XXI Edital de 2025:
Paula Lovato Pagnano
Eduardo Pacheco de Medeiros Soares
Ana Luiza Menezes de Abreu
José Francisco Leite Marques
Alexandre José da Silva Barbosa
Katerine Jatahy Kitsos Nygaard
Elisabete da Silva Franco
Vitor Moreira Lima
Adriano Celestino Santos
Marcela Lima e Silva
Adones Henrique Silva Ambrósio Vieira
Marcela Assad Caram Januthe Tavares
Marcelo Sá Pantoja Filho
Kyle Marcos Santos Menezes
Danielle Rapoport
Jansen Amadeu do Carmo Madeira
Flavia Beatriz Borges Bastos de Oliveira
Flavia Justus
Luís Augusto Tuon
Yedda Christina Ching San Filizzola Assunção
Grace Mussalem Calil
Patricia Domingues Salustiano
Ane Cristine Scheele Santos
Rosana Simen Rangel
Grazzielli Gonçalves Gozer
Ana Beatriz Mendes Estrella
Luciana da Cunha Martins Oliveira
Mylene Glória Pinto Vassal
Marcia Santos Capanema de Souza
Aryanna Natasha Porto de Godoi
Flávia de Azevedo Faria Rezende Chagas
Amanda Ferraz Queiroz
Flavio Silveira Quaresma
André Aiex Baptista Martins
Cláudia Marcia Gonçalves Vidal
Bruno Vinicius da Rós Bodart da Costa
Glaucenir Silva de Oliveira
IA/ MG
Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ