Integrantes de projetos sociais participam de confraternização
Integrantes dos projetos sociais da SGSUS participaram de confraternização
A Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) promoveu uma confraternização para celebrar o esforço e dedicação de jovens e adultos atendidos pelos programas de inclusão social do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). O encontro reuniu cerca de 230 participantes nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, no Fórum Central. Participaram da ação os atendidos pelos projetos Inclusão Legal, Justiça pelos Jovens, Jovens Mensageiros e Começar de Novo. Na oportunidade, a diretora da Divisão de Ações Sociais (Diiso), Renata Victorino da Costa Rêto, reconheceu os desafios da coordenação e agradeceu o trabalho desempenhado. “A gente sabe que nossa vida é cercada de desafios e, quando assumi a coordenação dos projetos, não foi diferente. Mas, em meio aos desafios, continuamos de pé, e eu gostaria de agradecer a vocês por isso, pela dedicação e compromisso. Desejo que o próximo ano seja muito abençoado e de muito sucesso”.
Inclusão Legal
Um grupo de setenta e cinco participantes do projeto Inclusão Legal estiveram presentes no Auditório Antônio Carlos Amorim. A ação foi ministrada pela equipe técnica formada pelas assistentes sociais Bruna Vieira e Mariana Oliveira e pela psicóloga Lívia de Paula. O projeto atende pessoas em vulnerabilidade ou em risco social, oferecendo oportunidade de inclusão por meio do trabalho em unidades organizacionais do TJRJ.
Luciana Carraro foi uma das mulheres vítimas de violência doméstica que foi acolhida pelo projeto. Ela contou como fazer parte do Inclusão Legal fez diferença em sua vida. “Eu já estou aqui há 1 ano e 8 meses e posso garantir que é uma oportunidade única. Quando me desliguei do meu passado e pude vir trabalhar aqui, houve uma renovação na minha vida. O que aprendemos no projeto, tenho certeza de que vamos levar para a vida”.
Justiça Pelos Jovens
No auditório Desembargador José Navega Cretton, cerca de 30 participantes do programa Justiça Pelos Jovens estiveram reunidos para celebrar a trajetória percorrida em 2025. A assistente social Débora Ribeiro dos Santos e a psicóloga Ana Paula Jacinto convidaram as moças e rapazes para assistir a um vídeo que serviu como homenagem pelo trabalho realizado por eles, reunindo frases motivacionais e fotos dos jovens durante suas atividades no Tribunal de Justiça ao longo do ano.
Um deles, Juan Silva Menezes, de 18 anos, participa do Justiça Pelos Jovens há mais de um ano. Além do aprendizado adquirido nesse tempo, tomou gosto pelo que faz e planeja seguir na carreira de auxiliar administrativo. “Eu ganhei muito conhecimento e, além disso, aprendi bastante sobre responsabilidade. A gente tem uma visão totalmente diferente quando está de fora e aprende muito na prática. Quando sair daqui, penso em dar continuidade no trabalho de auxiliar administrativo e já estou correndo atrás de cursos para me especializar.”
Jovens Mensageiros
Criado para estimular o acesso ao primeiro emprego e promover melhorias nas condições de vida, o projeto Jovens Mensageiros reuniu todos os 100 integrantes para a confraternização de encerramento do ano. As assistentes sociais Tatiana Guimarães e Rafaela Seabra e as psicólogas Gisele Berniz e Melissa Castelli homenagearam os presentes com fotos no telão e com a entrega de brownies recheados.
Guilherme Miguel Soares, de 19 anos, foi um dos rapazes que aproveitou o microfone livre para registrar seu agradecimento pelo projeto. “Quando eu cheguei aqui, tinha muitas dúvidas sobre qual caminho profissional escolher. Eu fui encaminhado para trabalhar na área administrativa no Fórum Regional do Méier e me encontrei. Lembro a emoção que senti quando cheguei no escritório. Esse projeto não é só uma oportunidade, experiência ou lição de vida. Ele pode ser muito mais, dependendo das escolhas que cada um fizer quando sai daqui”.
Começar de novo
A animação tomou conta da confraternização do programa Começar de Novo, que também foi celebrada auditório Desembargador José Navega Cretton. Entrando no clima das festas de final de ano, a equipe técnica composta pelas assistentes sociais Elizabete Morais e Debora Gonçalves e pela estagiária de psicologia Marina Salgado preparou um sorteio de presentes para os participantes do projeto. Entre os 31 integrantes do Começar de Novo, alguns sortudos receberam corpos térmicos, kits de higiene, fones de ouvido e até mesmo um chocotone, enquanto outros foram premiados com cestas de Natal.
Uma das participantes do projeto ressaltou a importância do Começar de Novo na reconstrução de sua vida. “Nós tivemos a oportunidade de recomeçar com dignidade, sendo respeitados, porque ninguém aqui nos trata com indiferença. Além disso, existe uma harmonia muito grande com a equipe e tenho certeza de que todos vão lembrar com carinho desse dia e dessa experiência no Tribunal”.
KB/PB* / MG
*Estagiário sob supervisão
Fotos: Felipe Cavalcanti e Rafael Oliveira/TJRJ