Autofit Section
Teatro, música e dança se unem em espetáculo sobre a trajetória da Justiça 
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 16/12/2025 11h18

                                                                         Espetáculo Valor da Justiça foi apresentado em frente à Emerj
 

Um espetáculo que percorre diferentes fases e momentos da história da Justiça. A Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), em parceria com o Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ), apresentou o espetáculo O Valor da Justiça, na segunda-feira, 15 de dezembro, na Praça da Justiça, em frente ao prédio da Emerj. Escrita por Benjamin Santos e dirigida por Ginaldo de Souza, a peça é inspirada em narrativas da mitologia. 

Com show de luzes, música e coreografias, o público acompanhou o espetáculo, que propôs uma reflexão sobre o papel da Justiça ao longo da história da humanidade. A fachada da Emerj serviu de cenário para a peça, que reverencia Têmis, deusa da Justiça na Grécia Antiga, e Justitia, da Roma Antiga, ao abordar personagens que se dedicaram a estudar e compreender o Poder Judiciário como instrumento de democracia e de formação da consciência social. 

O elenco reuniu a juíza do II Tribunal do Júri, Elizabeth Louro, além de David Pinheiro, Jalusa Barcellos, Stepan Nercessian e do cantor Mombaça. A produção e a iluminação ficaram com Oscar José. 

                                                                                                                   Elenco da peça 
 

A juíza e atriz da peça teatral destacou o caráter inovador do espetáculo ao unir música, dança e atuação, além da experiência de se apresentar em um espaço aberto, diferente do ambiente tradicional de teatro. “Para mim, foi uma inovação em tudo, porque a dinâmica é completamente diferente: você grava a voz em estúdio e depois fala em cima, além de ser um palco de rua”, afirmou a magistrada. 

O diretor-geral da Emerj, desembargador Cláudio Dell’Orto, exaltou a parceria da Escola de Magistratura com o CCPJ. Segundo o magistrado, a realização de um espetáculo de fim de ano, em comemoração ao Dia da Justiça, já vinha sendo pensada pelas duas instituições. “O Tribunal de Justiça conseguiu contribuir muito, por meio do Centro Cultural e dessa parceria com a Emerj, para a realização desse espetáculo, que é simples e lúdico, e que pretende brincar um pouco com a ideia de Justiça, de uma forma que leve às pessoas a consciência de que a Justiça é um trabalho antigo e de todos nós”, completou. 

                                                                         Espetáculo percorreu diferentes fases e momentos da história da Justiça


A programação teve início com a apresentação do Coral “Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro”, que interpretou clássicos natalinos. Canções como Então é Natal, Noite Feliz, Aleluia e Jesus Cristo embalaram a plateia. Quem passou pela Praça da Justiça pôde sentir o clima de Natal que também marcou a noite.

                           Coral “Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro”, que interpretou clássicos natalinos

VS/ SF

Fotos: Rafael Oliveira/TJRJ