Autofit Section
Sarampo: mutirão para vacinação de servidores contra a doença termina nesta quarta (11/3)
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 06/03/2020 14:01

Termina nesta quarta (11/3) o mutirão de vacinação contra sarampo para servidores, terceirizados, demais funcionários e estagiários do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), que começou na terça (10/3). O atendimento está sendo feito no térreo do Museu da Justiça (Rua Dom Manuel 29 sala T 19), das 8h às 14h. A campanha é resultado de uma parceria do TJRJ com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.  No primeiro dia, 572 pessoas foram vacinadas: três na faixa de 15 a 19 anos; 82, de 20 a 29; 150, de 30 a 39; 191, de 40 a 49; e 146, de 50 a 59 anos. Basta comparecer ao local levando um documento de identificação.

O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus e pode ser fatal. É transmitida por tosse, fala, beijo e espirro. O sintoma mais conhecido do sarampo são as manchas vermelhas que aparecem inicialmente no rosto e depois se espalham pelo corpo. A pessoa infectada costuma apresentar também febre, tosse, coriza e olhos vermelhos, podendo, simultaneamente, ter conjuntivite.

A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo. Devido a casos recentes da doença no Estado do Rio de Janeiro, bebês de 6 meses de vida até adultos de 59 anos devem ser imunizados. Até os 29 anos, grupo mais vulnerável, são necessárias duas doses.

Para tomar a vacina é necessário apresentar um documento de identificação. Não é obrigatório mostrar a carteira de vacinação.

Como a gestação pode deixar o sistema imunológico da mulher mais frágil, a vacina contra o sarampo pode gerar complicações. Por isso,  é contraindicada para gestantes. Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas e bebês com menos de 6 meses também não devem ser vacinadas.