Manual de Linguagem Simples do TJRJ é destaque na mídia
A iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro de tornar a comunicação jurídica clara, objetiva, acessível e inclusiva por meio da elaboração do Manual de Linguagem Simples, foi prestigiada pelos veículos de imprensa.
No Jornal Folha de São Paulo, no Consultor Jurídico (Conjur), e nos sítios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Ministério Público (MPRJ) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ RJ) a ação do Tribunal foi destaque.
A Folha de São Paulo, em 18 de junho, publicou a notícia: “Advocacia e Judiciário adotam iniciativas contra 'juridiquês'”, na qual cita a iniciativa do TJRJ com a publicação do Manual de Linguagem Simples, ressaltando que o Manual do Tribunal dá ênfase também ao visual law —o direito visual—, ou seja, ao uso de imagens em documentos jurídicos.
Na reportagem o desembargador Ricardo Cardozo, presidente do TJRJ, ressalta: "A nossa grande dificuldade é se despir do linguajar próprio do Direito. Nos grupos que a gente conversa, percebemos que há uma diversidade e que não podemos usar aqueles termos."
“TJRJ disponibiliza documentos para facilitar entendimento do Direito”, foi o título da matéria do Conjur, no dia 25 de junho.
No dia 20 de junho, O CNJ publicou: “Manual do tribunal fluminense simplifica linguagem aos cidadãos”.
O Manual
Criado a partir da iniciativa do Laboratório de Inovação IdeaRio, do Departamento de Inovação e Desenvolvimento (DEIND) da Secretaria-Geral de Governança, Renovação e Compliance, o Manual de Linguagem Simples permite a transmissão das informações gerando fácil compreensão, mesmo para as pessoas que não tenham qualquer conhecimento jurídico.
Para mais informações, leia a matéria completa no site do TJRJ, aqui.
Departamento de Comunicação Interna