Autofit Section
TJRJ promove a palestra “Eleição 2024: voto consciente” para participantes de projetos sociais
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 02/10/2024 18:01

TJRJ promove a palestra “Eleição 2024: voto consciente” para participantes de projetos sociais

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) promoveu, por meio da Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), a palestra “Eleição 2024: voto consciente” com a presença do desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta quarta-feira (02/10). Idealizada pela Divisão de Ação Social e Acessibilidade (DIISO), a iniciativa teve como objetivo esclarecer aos participantes dos projetos “Começar de Novo”, “Inclusão Legal”,“Jovens Mensageiros” e “Justiça pelos Jovens” a importância de fazer boas escolhas no período eleitoral.

Estiveram presentes na palestra a juíza auxiliar Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, representando o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJRJ; Daniela Bandeira de Freitas, desembargadora do TRE; Bruno Monteiro Rulière, juiz auxiliar da presidência do TRE; Antônio Francisco Ligeiro, Secretário Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social; Luiz Felipe Fleury Corrêa, diretor do Departamento de Acesso à Justiça, Ação Social e Acessibilidade; e Márcia Fayad, diretora da Divisão de Ação Social e Acessibilidade.

 

a juíza auxiliar Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, representando o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJRJ; Daniela Bandeira de Freitas, desembargadora do TRE; Bruno Monteiro Rulière, juiz auxiliar da presidência do TRE; Antônio Francisco Ligeiro, Secretário Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social; Luiz Felipe Fleury Corrêa, diretor do Departamento de Acesso à Justiça, Ação Social e Acessibilidade; e Márcia Fayad, diretora da Divisão de Ação Social e Acessibilidade

 

Na palestra o presidente do TRE explicou para os participantes dos projetos sociais a função e os deveres dos cargos que concorrem às eleições municipais (prefeito e vereadores), que ocorrerão neste domingo (05/10), e respondeu às perguntas feitas pelos que ali estavam.

“O Tribunal Regional Eleitoral tem a função de regulamentar e organizar a eleição, mas também, nesta organização, instruir os eleitores sobre o que podem ou não podem fazer, como devem se comportar, principalmente, como devem escolher os candidatos, com atenção, observando se eles podem representar o que cada eleitor imagina que pode ser ideal para prefeitura e câmara dos vereadores”, declarou desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do TRE.

O diretor do Departamento de Acesso à Justiça, Ação Social e Acessibilidade, Luiz Felipe Fleury Corrêa, disse que o objetivo das atividades oferecidas para os participantes dos projetos sociais são pensadas para possibilitar a condução para um futuro melhor,  por meio de eventos, aulas e ensinamentos: “Hoje é um dia muito especial que vocês vão ter uma lição cívica para melhorar a vida dos senhores”, declarou Luiz Felipe Fleury Corrêa.

O juiz auxiliar da presidência do TRE enfatizou que criar um ambiente propício para que se tenha um voto consciente é um dos papéis da Corte: “Falar sobre voto consciente passa pela necessidade de que as pessoas assimilem a extraordinária importância do seu papel na sociedade, que é justamente entender que todos nós somos protagonistas, das eleições, das definições do rumo da política”.

Em relação às eleições municipais deste ano, o presidente do Tribunal Eleitoral afirma: “O TRE está absolutamente preparado para as eleições. Toda a estrutura voltada para a festa da democracia. Sempre valorizando, protegendo e cuidando do eleitor, que é o nosso principal objetivo”.

 

palestra

 

Fotos: Rosane Naylor

Departamento de Comunicação Interna