Seminário “Justiça, Políticas Públicas e Antirracismo” debaterá justiça social e igualdade racial
Magistrados (as), gestores (as), pesquisadores(as) e professores (as) se reunião nesta terça-feira (26/11) para debaterem questões de gênero, raça, diversidade e acesso à Justiça.
O encontro “Seminário Justiça, Políticas Públicas e Antirracismo”, a partir das 9h, no auditório Desembargador José Navega Cretton, no 7º andar da Lâmina Central, é uma promoção conjunta da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM), do GT-Mulheres Negras e dos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGEN-1º GRAU e COGEN-2º GRAU).
Entre os temas a serem abordados estão a desigualdade racial no acesso à Justiça e os desafios das mulheres negras no espaço de poder.
A abertura será realizada pela juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, juíza auxiliar da Presidência; pelo desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, corregedor-geral de Justiça; pela juíza Leidejane Chieza, presidente do GT-Mulheres Negras; e por Merced Guimarães dos Anjos, presidente do Instituto Pretos Novos.
O primeiro painel iniciará às 10h e debaterá “Gênero, raça e diversidade e os desafios das mulheres negras nos espaços de poder”. O segundo painel abordará o tema “População negra e a desigualdade racial no acesso à justiça: desafios e possibilidades”.
Participarão do seminário a juíza Flávia Monteiro (TJRS); a gestora pública Rafaela Bastos, presidente do Instituto Fundação João Goulart na Prefeitura do Rio de Janeiro; Roberta Cristina Bastos Barreto, integrante do GT-Mulheres Negras; a professora Vanessa Cristina dos Santos Saraiva, doutora em Serviço Social pela UERJ; Inara Firmino, doutoranda em Direito pela PUC-Rio): e Michelle Villaça Lino, integrante do T-Mulheres Negras.
À tarde, haverá a exibição do filme “M8 - Quando a morte socorre a vida”, na Sala Multiuso do Museu de Justiça, exclusivamente para magistrados (as).
Inscrições
O evento é gratuito e ocorrerá de forma híbrida, com transmissão via plataforma Teams. Para participar presencialmente é necessário realizar a inscrição nesta plataforma.
O evento híbrido necessita de inscrições para o turno da manhã e para o turno da tarde (cine debate) de forma isolada.
Programação da manhã
Para se inscrever e assistir presencialmente aos debates, clique aqui.
Para acessar a plataforma e assistir on-line aos painéis da manhã, clique aqui.
Programação da tarde
Para se inscrever e assistir à programação, clique aqui.
Para assistir à programação, exclusiva para magistrados, acesse aqui.
Departamento de Comunicação Interna