Autofit Section
TJRJ participa de Reunião da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios em Natal (RN)
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 26/09/2022 17:06

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro participou, nos dias 22 e 23 de setembro, da Reunião da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios, que reuniu tribunais de todo país, em Natal, no Rio Grande do Norte. Mais que esperança, os precatórios representam Justiça para os que precisam receber dívidas de governos em todas as suas esferas. 

Troca de experiências, sistemas e suas aplicabilidades. Representando o TJRJ, para a  juíza auxiliar da Presidência Fernanda Galliza, o reencontro presencial mostrou a riqueza que a troca de experiências proporcionou a todos que participaram e a certeza de que a Justiça do Rio de Janeiro está desenvolvendo ações eficazes no pagamento de precatórios.

“Foi um encontro enriquecedor. O Rio de janeiro é um dos maiores tribunais do país em termos de volume, uma vez que temos mais de 35 mil precatórios hoje”, declarou Fernanda Galliza, juíza gestora do Departamento de Precatórios Judiciais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. 

De acordo com ela, no encontro com representantes de tribunais de justiça de 25 estados, foram feitas muitas menções às novas emendas constitucionais sobre a atualização dos pagamentos de precatórios, o que, na opinião da magistrada, engrandece o Poder Judiciário do país porque, na ponta, o objetivo é prestar um bom serviço à sociedade, analisando e debatendo as novas práticas. 

O setor de precatórios do TJRJ foi transformado em Departamento pela atual gestão e tem mostrado, segundo sua diretora, Tannit Menescal, resultados excelentes. “Avançamos três anos nos pagamentos de precatórios em pouco mais de um ano e meio de gestão. O Rio de Janeiro é um modelo pelas práticas e métodos de trabalho aplicados, mas estamos em constante desenvolvimento, tanto em relação aos nossos sistemas, através de setor de informática, quanto no aperfeiçoamento de nosso pessoal", explicou a diretora do Departamento de Precatórios Judiciais do TJRJ Tannit Menescal. 

O encontro foi tão produtivo que, em novembro deste ano, será realizada mais uma reunião da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios, dessa vez em Goiânia. O trabalho desenvolvido pelo Departamento de Precatórios foi atestado pelo Conselho Nacional de Justiça. Para a juíza Fernanda Galliza, é a prova de que “nosso caminho está sendo muito bem trilhado”. 
 
PF / MB