Vara da Infância de Petrópolis assina convênio para instalação de programa tecnológico destinado a alunos de escola municipal
Estamos na Era Digital, caracterizada por grandes avanços tecnológicos, intensificação nas relações virtuais e divulgação de informações em tempo real. Cada vez mais pessoas estão conectadas ao redor do mundo e o conhecimento desconhece fronteiras. Nesse sentido, o mercado de trabalho se adapta à nova era, demonstrando intenso crescimento na área de tecnologia da informação (TI). De acordo com dados divulgados pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), as empresas devem gerar, no Brasil, mais de 673 mil vagas na área entre os anos de 2022 e 2025. A grande dificuldade, como apontado pelo órgão, é encontrar mão-de-obra qualificada.
Ciente dos números promissores, o juiz José Cláudio de Macedo Fernandes, titular da 2ª Vara de Família e em exercício na Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Petrópolis, Região Serrana do Estado do Rio, teve uma ideia, em conversa com o secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Marcelo Soares. Foi elaborado então o Edutec, que vai garantir o curso de Tecnologia da Informação (T.I.) como uma das opções do contraturno (roteiros formativos) para os alunos do Ensino Médio do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. A implantação foi oficializada na última sexta-feira, dia 30.
“Temos estrutura para desenvolver a tecnologia em Petrópolis. Tive a percepção, ao atuar na vara da Infância, que precisamos levar as crianças para escola. E por que não oferecer a esses jovens uma formação nessa área tão próspera?”, questionou o magistrado.
Com a ideia do projeto desenvolvida, faltava construir as parcerias. E foi assim que entraram em campo, além da Prefeitura de Petrópolis, o Senai, o Parque Tecnológico da Região Serrana (Serratec) e a empresa Orange. O programa Edutec virou realidade e Petrópolis tornou-se a primeira cidade do estado do Rio a implementar o programa na rede municipal de ensino.
Por meio do Edutec, até o fim do ano letivo de 2022, os alunos receberão capacitação para programação com plataforma utilizada para o desenvolvimento de softwares, sistemas e aplicativos. O laboratório FabLab, recentemente inaugurado na Firjan Senai-Sesi Petrópolis, será usado para a qualificação dos estudantes. Para o próximo ano, os estudantes seguirão no curso de informática, com duração de 18 meses.
MG/JGP/FS