Fórum Central ganha máquina de coleta seletiva com uso incentivado por programa de fidelidade ambiental
O diretor do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade, Vinicius Crespo explica o funcionamento da máquina para o presidente do TJ, desembargador Henrique Figueira, e para a diretora do Deape, Rosi Di Masi Palheiro
Com o objetivo de fomentar a reciclagem e a economia circular, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – por meio da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (Cosus) e do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) – lançou nesta terça-feira (31/1) o Programa de Fidelidade Ambiental Retorna Machine e inaugurou o equipamento de coleta seletiva, cedido pelo Instituto Fecomércio de Sustentabilidade em parceria com o Restaurante Senac.
O programa é um sistema de recompensa que converte resíduos sólidos em pontos que podem ser convertidos em diversos produtos e serviços, inclusive ambientais, através de um cadastro. A iniciativa visa incentivar o usuário a realizar o descarte correto.
A máquina, desenvolvida pelo grupo Triciclo – holding voltada para a logística reversa de resíduos sólidos –, aceita embalagens de alumínio, aço, plástico, longa vida, vidro, dentre outras. Tudo isso através da leitura via código de barras no qual o equipamento informará ao usuário se o material a ser reciclado é adequado.
O programa tem como base a logística reversa pós-consumo, processo que consiste na coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.
O presidente do Tj, Henrique Figueira, testa o equipamento de coleta seletiva
Presente na cerimônia de inauguração, o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, falou da ação voltado para a qualidade de vida de todos e do planeta.
“Mais uma vez o Tribunal está se aprimorando. Nossa parceria com o Instituto Fecomércio começou com a reabertura do Restaurante Senac e, agora, estamos trazendo esta máquina. Todos os frequentadores do Tribunal, não apenas magistrados e servidores, terão, a partir de agora, a oportunidade de realizar o descarte de resíduos sólidos de forma cuidadosa e, principalmente, respeitando o meio ambiente”, destacou o presidente.
O presidente da COSUS, desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes, ressaltou em sua fala a importância do novo equipamento no TJRJ.
“Essa máquina representa mais uma iniciativa da Comissão em prol da sustentabilidade e da demonstração do engajamento do Tribunal de Justiça na questão da sustentabilidade, que hoje está tão em voga. ”
Para o diretor do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade, Vinicius Crespo, trazer o equipamento para o Tribunal de Justiça é uma oportunidade singular.
“Juristas e toda a população que passa pelo Tribunal terão a oportunidade de descartar corretamente os seus resíduos e poderemos levar esses resíduos até a indústria de reciclagem. Além disso, tudo isso gera benefícios diretos aos participantes. Cada resíduo vale um ponto e com o acúmulo de pontos, o usuário pode pagar a sua conta de telefone, recarregar o Riocard, cartão do MetrôRio, por exemplo”, contou.
Como participar?
Os interessados precisam criar uma conta no endereço www.triciclo.eco.br ou pelo aplicativo mobile Retorna Machine. Após isso, o usuário pode se dirigir até a máquina Retorna Machine, localizada na entrada do Restaurante Senac, no 4º andar do Fórum Central. Para iniciar o processo de descarte, o participante precisa tocar no botão ‘Retorna Machine’ na tela da máquina e depositar sua embalagem no compartimento que se abre ao lado. Os pontos gerados podem ser atribuídos a conta Triciclo (para isso toque no botão minha conta) ou doados para uma instituição de caridade (para isso toque no botão doar). Para trocar seus pontos por benefícios, o usuário precisa acessar sua conta pelo ‘Retorna Machine’ no site ou aplicativo.
Foto: Felipe Cavalcanti/ TJRJ