Autofit Section
TJ do Rio empossa 66 magistrados removidos
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 02/02/2023 20:43

O presidente do TJ, des Henrique Figueira, fala aos magistrados removidos durante cerimônia realizada nessa quinta, 2

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) realizou nesta quinta-feira (2/02), no plenário do Órgão Especial, a cerimônia de posse de remoção de juízes do 1º Edital de 2023. A juíza Érica de Paula Rodrigues da Cunha prestou o compromisso de posse representando os 69 magistrados removidos.

Na solenidade, tomou posse a juíza Raquel Gouveia da Cunha, como suplente das Turmas Recursais Cíveis, o que foi decidido em sessão do Conselho da Magistratura do dia 26 de janeiro. Também houve a permuta de magistrados, aprovada no Órgão Especial do dia 30 de janeiro. O juiz Pedro Antonio de Oliveira Junior prestou compromisso em nome dos magistrados permutados.

O presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, parabenizou os magistrados e deixou um recado sobre a necessidade de aproximação do Judiciário e sociedade.

“Toda a minha gestão foi focada nas pessoas. Entendo que o juiz deve estar sempre atento ao que ocorre com a população. Se o magistrado for um mero carimbador de decisões, será substituído, em breve, pela inteligência artificial. Nós fazemos mais do que uma máquina. Temos que conversar com as partes, entender o problema delas. E assim, no meu modo de ver, resolver os conflitos”, disse.

Foram removidos os juízes: Renzo Merici, Carlos Eduardo Pimentel das Neves Reis, Priscilla Macuco Ferreira, Eron Simas dos Santos, Daniel Calafate Brito, Guilherme Willcox Amaral Coelho Turl, José Claudio de Macedo Fernandes, Cristiana de Faria Cordeiro, Sandro Wurlitzer, Rodrigo Leal Manhaes de Sá, Adones Henrique Silva Ambrosio Vieira, Renan Pereira Ferrari, Henrique Gonçalves Ferreira, Isabelle da Silva Scisinio Dias, Karenina David Campos de Souza e Silva, Sergio Roberto Emilio Louzada, Paulo Henrique Caetano Ramos, André Pinto, Akira Sasaki, Juliana Lamar Pereira Simão, Angélica dos Santos Costa, Elizabeth Maria Saad, Juliana Bessa Ferraz Krykhtine, Adriano Celestino Santos, Helenice Rangel Gonzaga Martins, Marcelo Menaged, Silvia Regina Portes Criscuolo, Aline Abreu Pessanha, Ana Cecília Argueso Gomes de Almeida, Patricia Rodriguez Whately, Erica de Paula Rodrigues da Cunha, Juliane Mosso Beyruth de Freitas, Fabelisa Gomes Leal, Ricardo Lafayette Campos, Rafael Luppi Ribeiro Martins.

Também tomaram posse os juízes Maria Aparecida da Costa Bastos, Marcelo Mondego de Carvalho Lima, Natascha Maculan Adum Dazzi, André Luiz Duarte Coelho, Jussara Maria de Abreu Guimarães,  Amalia Regina Pinto, Marcio da Costa Dantas, Rafael Rezende das Chagas, Alessandra Ferreira Mattos Aleixo, Grace Mussalem Calil, Perla Lourenço Correa Czertok, Paulo José Cabana de Queiroz Andrade, Carolina Martins Medina, Michelle de Gouvea Pestana Sampaio, Raquel Santos Pereira Chrispino, Marcia Paixão Guimarães Leo, Antonio Augusto Gonçalves Balieiro Diniz,  Fernando Lucchini Pontes Nogueira, Flavia de Azevedo Faria Rezende Chagas, Larissa Nunes Pinto Sally, Marcelo Alberto Chaves Villas, Raphaela de Almeida Silva, Enrique de Novais Siqueira Filho, Simone de Faria Ferraz, Monique Abreu David, Luiz Claudio Silva Jardim Marinho, Ana Paula Gadelha Mendonça, Alexandre José da Silva Barbosa.

Compuseram a mesa da solenidade além do presidente do TJ, o corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2023/2024, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o desembargador Luiz Zveiter, presidente do TJ no biênio 2009/2010, o 1ª vice-presidente do TJ  e 3º vice no biênio 2023/2024, desembargador José Maldonado, e a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad.
 
MG/FS

Presidente da Amaerj presta homenagem ao presidente do TJRJ 

 A presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad e o presidente do TJ, des. Henrique Figueira, em solenidade realizada nessa quinta, 2

 

Ao final da cerimônia de posse dos juízes removidos, a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Bitencourt Haddad, homenageou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, que finaliza sua administração à frente do Judiciário fluminense nesta sexta-feira (3/2). 

Durante a sua fala, a magistrada destacou que o presidente do TJRJ nunca deixou de lado a preocupação maior que todo o magistrado que honra o seu compromisso funcional tem: o desempenho focado na prestação da melhor Justiça que for possível. Aquela que mira o bem-estar comum, de modo que haja uma sociedade justa, desenvolvida e cidadã. 
 
Confira a íntegra do discurso  
 
“Minha fala hoje é de agradecimento ao presidente do Tribunal, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. Como magistrada e presidente da Associação, não poderia deixar de registrar um depoimento breve e uma mensagem de agradecimento ao doutor Henrique.  

Nesta singela homenagem, manifesto com satisfação o sentimento da classe, de que o desembargador Henrique se portou, ao longo desses dois anos, sempre em defesa dos magistrados, dos servidores e do estado democrático de direito. Preocupado com as dificuldades, dedicado à busca de soluções inteligentes, abnegado a sempre fazer o melhor para o judiciário.

Não houve tema ou ocasião em que o presidente Henrique, exemplo de ética no judiciário brasileiro, tenha se omitido. Isso vale para ativos, inativos e pensionistas. Sempre aberto ao diálogo, com uma escuta ativa e com profundo conhecimento de todas as questões levadas pela Associação. Uma delas, de grande importância no 1º grau, foi a unificação de entrância. O presidente era contra no início, mas depois de várias conversas, sempre prestigiando o diálogo e a convergência de interesses, entendeu a importância do projeto para a carreira – dentro do cenário que tínhamos da decisão do Superior Tribunal de Justiça.  

O presidente Henrique nunca deixou de lado a preocupação maior que todo o magistrado que honra o seu compromisso funcional tem: o desempenho focado na prestação da melhor Justiça que nos for possível. Aquela que mira o bem-estar comum, de modo que tenhamos uma sociedade justa, desenvolvida e cidadã. E aliou tudo isso a enorme capacidade de gestão, retratada em todos os setores deste Tribunal. 

Concluo minha fala dirigindo-me ao colega, presidente Henrique Carlos de Andrade Figueira, pelo qual todos nós temos profundo respeito e admiração sem par. Muito obrigada por tudo."  
 
IA