Autofit Section
Programa “Troca de Livros” revela novos talentos do TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 13/04/2023 15:32

Um lugar encantado onde as quatro estações se encontram e quem desvendar o segredo do tesouro terá direito a um desejo. Qualquer desejo. A imaginação de um menino de 11 anos saiu de um pequeno caderno de escola e virou livro que, na manhã desta quinta-feira (13/4) subiu para as prateleiras do Museu da Justiça do Rio de Janeiro, durante o programa “Troca de Livros”. 
 
Dessa vez, os escritores que são funcionários do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de janeiro (TJRJ), André Luz, autor de “ A fantástica ilha de Joyr – onde as quatro estações se encontram” e o “Presente de Natal”, de Andréia Borges da Silva, falaram um pouco sobre suas obras e a importância da leitura e a realização do sonho de escrever. 
 
Ávida por leitura, a historiadora Marlize Barros de Souza, está no quarto livro que troca no museu. Com o livro “Oração aos moços”,  de Rui Barbosa, ela levou para casa o livro de ficção de André Luz e, quem sabe, o trará de volta na próxima quinta-feira, quando acontece, no Rio, a “Troca de Livros” e todas as terças-feiras no Museu da Justiça de Niterói. 
 
Projeto em evolução 
 
A diretora do Museu da Justiça, Siléa Macieira, disse que o programa “Troca de Livros” está em evolução e investindo em novos formatos, mas sempre com o mesmo objetivo: incentivar o hábito de leitura e está se aperfeiçoando na gestão do presidente Ricardo Rodrigues Cardozo, que dá todo apoio ao projeto. Ela destacou ainda que o tribunal está descobrindo novos talentos, como os escritores em seus quadros. 
 
Outra fã do programa “Troca de Livros” é a servidora do TJRJ Thaisy Borges, que também levou um livro e procurava outro para ler. Sobre estilo literário, ela disse que iria procurar nas prateleiras o que os autores expostos iriam oferecer e aguçar sua imaginação. 
 
E talentos descobertos não faltaram. O funcionário da Secretaria do Museu, Weliton Ribeiro de Oliveira, recitou poemas e encantou a todos com sua interpretação. 
 
Sobre os autores 
 
André Luz: nascido no Rio de Janeiro, formado em administração e atualmente cursando pós-graduação em Comunicação Estratégica e Branding. Sua trajetória na escrita começou aos onze anos e seu primeiro livro: “A Fantástica Ilha de Joyr” foi publicado em setembro de 2018. A obra é a primeira de uma série de cinco livros que contarão uma única e grande história através de diversas linhas narrativas, personagens e mundos fantasiosos. 
  
Andréia Borges da Silva: Nascida em Magé-RJ, é servidora do TJRJ, com formação em Letras, Direito e com especialização em Direito Civil e Processual Civil. Escritora com três livros publicados, é mediadora de um clube de leitura de contos. Está organizando uma antologia de contos e crônicas, que será publicada em julho. 
 
Qualquer pessoa interessada pode participar do projeto. Basta levar um livro em bom estado e pegar outro. As obras disponíveis podem ser acessadas abaixo: 
 
Clique neste link para acessar o catálogo de obras disponíveis no Rio de Janeiro (13/04/2023) 
  
Os interessados que quiserem participar no Rio devem fazer a troca todas as quintas-feiras, das 12h às 14h, na Rua Dom Manuel, 29, Centro. 
Já no Museu da Justiça de Niterói, o programa acontece todas as terças-feiras, das 12h às 14h, no seguinte endereço: saguão de entrada, Praça da República, s/n, Centro.  


PF 

Os autores André Luz e Andréia Borges participam da Troca de Livros no Museu da Justiça do Rio. 


Fotos de Brunno Dantas/TJRJ