Palestra no TJRJ esclarece dúvidas sobre Esclerose Lateral Amiotrófica
O médico Marco Orsini apresenta palestra no TJRJ sobre Ela
A Esclerose Lateral Amiotrófica (Ela) foi tema de evento realizado pela Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGJUS) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), na tarde desta quinta-feira (29/6). Na roda de conversa, médicos e especialistas convidados alertaram sobre os sintomas da doença, além de debater tratamentos e como promover melhoria na qualidade de vida dos pacientes.
Participaram do evento a diretora do Departamento de Acesso à Justiça, Ação Social e Acessibilidade Andréa Vaz; o subsecretário de Cuidados Especiais Guilherme Bussinger; o médico Marco Orsini; o médico do Departamento de Saúde do TJ Guilherme Barros; e o advogado e diretor da Diretoria de Pessoa com Deficiência da OAB Geraldo Nogueira.
O debate foi organizado em alusão ao Dia Nacional de Luta contra a Ela, 21 de junho. A Ela é uma doença rara neuromuscular, ou seja, que acomete os neurônios e a musculatura. É mais comum em homens entre 55 e 75 anos de idade.
“É um processo degenerativo crônico e progressivo das células nervosas que respondem pelo controle dos movimentos musculares. Os sintomas mais comuns são fraqueza na perna, no braço, fala arrastada, dificuldade de respirar e engolir, quedas, tropeções e câimbras. As pesquisas são essenciais para entender a causa da doença e propor o tratamento adequado”, explicou o médico Guilherme Barros.
Marco Orsini, médico especialista na área, contou que, atualmente, atende cerca de 100 pacientes com a doença. Ele falou sobre sua experiência profissional.
“Quando me perguntam, eu digo que não sei nada sobre a doença, embora trabalhe e pesquise sobre o assunto. Ainda há muito a se descobrir”.
Já Guilherme Bussinger apresentou a subsecretaria de Cuidados Especiais do Estado do Rio de Janeiro.
“A acessibilidade e a inclusão estão sendo discutidas pelas instituições com afinco. Não me recordo de viver em um tempo anteriormente em que os Poderes estivessem tão alinhados na promoção das políticas públicas na área”, considerou.
Durante o evento, a plateia, em grande parte formada pelos integrantes do programa social do TJ Jovens Mensageiros, fez perguntas e teve dúvidas esclarecidas pelos especialistas.
MG/FS