Autofit Section
Iniciativa do TJRJ ganha Prêmio PopRuaJud do CNJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 25/11/2024 16:04

Inaugurado em abril, Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua (Cipop) conquista primeiro lugar no I Prêmio PopRuaJud

Inaugurado em abril, Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua (Cipop) conquista primeiro lugar no I Prêmio PopRuaJud

Idealizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua (Cipop) ficou em primeiro lugar, na categoria Impacto Social e Transformação, no I Prêmio PopRuaJud, do Conselho Nacional de Justiça. O projeto, inaugurado em abril deste ano, pelo Comitê Interinstitucional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua do Rio junto à Central do Brasil, já atendeu 9.421 pessoas que utilizaram 18.273 serviços.

O prêmio tem a finalidade de reconhecer e divulgar iniciativas que promovam a melhoria do acesso à justiça para a população em situação de rua. “A função do Centro de Atendimento é acolher as pessoas que são invisíveis aos olhos da sociedade, na medida em que elas não exercem os seus direitos de cidadania porque são desprovidas de qualquer documento. E esse projeto tem uma característica ímpar: é permanente”, destaca o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.
 
Serviço Cipop
 
Com apoio de órgãos de diferentes esferas, o Cipop Rua/RJ, reúne em um só local diversos serviços prestados pelo Judiciário fluminense e órgãos federais, estaduais e municipais, como registro civil, inscrição em programas sociais e rede de moradia, entre outros. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e tem por objetivo solucionar grande parte das inúmeras dificuldades enfrentadas pela população de rua de modo a permitir sua reinserção social de forma autônoma e sustentável, levando ao pleno exercício da cidadania. O Cipop Rua/RJ está localizado na Rua Senador Pompeu, s/nº, no Centro do Rio.

SV/MB

Foto: Brunno Dantas/TJRJ