Entre processos e patinhas: Fórum Central inicia campanha solidária da Suipa
Existem gestos que aquecem o coração, e cuidar de quem cuida da gente é um deles. Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, o térreo do Fórum Central recebeu duas visitas que fizeram com que todos parassem para recebê-las: Rose Marie e Lolita, duas cachorrinhas resgatadas e mascotes da campanha especial de solidariedade realizada em parceria com a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa). A ação teve início de manhã com a feira de produtos e acessórios da instituição, que funcionará até sexta-feira, 5 de dezembro, das 11h às 16h.
A iniciativa, promovida pela Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), integra um conjunto de três ações complementares. Além da feira, cuja renda é totalmente revertida para a manutenção dos animais assistidos pela Suipa, haverá uma feira de adoção de cães e gatos nesta sexta-feira, dia 5. Além disso, até o dia 10, servidores, colaboradores e funcionários também poderão contribuir com doações de ração, medicamentos veterinários, entre outros.
O diretor-presidente da Suipa, Marcelo José Mattos Marques, destacou que embora muitos ainda acreditem que ela pertença ao poder público, a instituição é uma organização privada, e que iniciativas como essa são essenciais para a manutenção da sociedade, tanto pela venda dos produtos da Suipa, quanto pelo benefício adicional que a ação proporciona.
“A Suipa é uma instituição particular que sobrevive exclusivamente de doações. Por isso, campanhas como esta, em que o Fórum oferece apoio, fazem uma enorme diferença. O Fórum costuma ser visto como um espaço frio, marcado pela tensão e pelo estresse, porque é ali que as pessoas enfrentam momentos delicados. Quando os animaizinhos chegam, a atmosfera muda. Todos querem fazer carinho, interagir, brincar. Isso aproxima as pessoas e humaniza o ambiente”, avalia Marcelo.
O diretor-presidente da Suipa, Marcelo Marques, com uma das mascotes do evento, Rose Marie
Entre as várias pessoas que tiraram um momento de suas rotinas para conferir os produtos e interagir com as mascotes estavam a analista da Sexta Câmara Cível Bianca Kölling Turano, e a colaboradora terceirizada Nadya Maria Soares Teixeira. “É importante promover no Poder Judiciário a conscientização não apenas sobre o bem-estar animal, mas, também, sobre os próprios direitos dos animais”, afirma Bianca, tutora de dois gatos. “Comprei uma roupinha de Natal para o meu vira-lata e uma bandana para ele passar o Ano Novo. Só de você poder ter essa troca com um animal, já se sente mais confortável e relaxado. A simples presença deles rompe a rotina do ambiente administrativo”, completa Nadya.
A Suipa
A Suipa é uma organização não governamental e sem fins lucrativos do Rio de Janeiro que atua há mais de 80 anos na proteção e defesa animal. A instituição abriga milhares de cães e gatos resgatados das ruas, sem praticar eutanásia, mantém atendimento veterinário a preços populares em sua sede, em Benfica, promove feiras e campanhas de adoção responsável e desenvolve ações de conscientização e ativismo em defesa dos direitos dos animais.
Pontos de doação e feira de adoção
Na sexta-feira, dia 5 de dezembro, das 10h às 15h, cães e gatos estarão disponíveis para adoção no térreo do Fórum Central. Além disso, até o dia 10, será possível contribuir com doações de ração, materiais de limpeza, itens descartáveis e medicamentos veterinários.
Confira as localizações das caixas de coleta:
-
Entradas principais das Lâminas I, III, IV e V (Avenida Erasmo Braga, Rua Dom Manoel e Beco da Música);
-
Centro Administrativo (Conab);
-
Na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).
Além de roupas e acessórios para animais, canetas, canecas e outros produtos Suipa estiveram disponíveis para venda
VM/SF
Fotos: Brunno Dantas/TJRJ