Autofit Section
Leitura e criatividade marcam contação de história de programa do Centro Cultural
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 12/12/2025 17h29

Imagem de crianças de costas com os braços para o alto fazendo sinal de presente e ao fundo, assistente de direção do CCPJ Roberta Araújo, de frente para as crianças

                                                          Crianças participam de contação de história e oficina de materiais recicláveis

O que um rolo de papel higiênico, uma bolinha de algodão e um pedaço de cartolina vermelha podem virar na mão de crianças criativas? Um Papai Noel de artesanato, é claro! Essa foi a atividade que o pequeno Ítalo Gabriel mais gostou. Ele foi uma das trinta crianças que participaram do Programa História conta Direito, do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). 
 
A ação ocorreu nesta sexta-feira, 12 de dezembro, e contou com a participação de crianças e adolescentes de projetos sociais que atuam nas comunidades de Manguinhos, da Maré e de Japeri. O encontro realizado no Espaço Cultura na Justiça, no térreo do Edifício Desembargador Caetano Pinto de Miranda, reuniu o público infantil para uma manhã divertida com uma contação de história e oficina artística de Natal.
 
A obra apresentada foi “O Cãobra-nozes”, da escritora britânica Anna Kemp. De acordo com a assistente de direção do CCPJ Roberta Araújo, a escolha foi definida baseada no ensino que os pequenos podem obter. “Esse livro conta a história de um cachorro que queria dançar balé. Porém, muito mais do que isso, ele ensina o valor da amizade, do companheirismo e da importância da prática de danças e de exercícios físicos para uma vida mais saudável. ” 

Imagem de grupo de crianças de frente observando a assistente de direção do CCPJ Roberta Araújo durante contação de história

                                                             Crianças acompanham atentas contação de história do livro “O Cãobra-nozes”

 
Como a história do livro gira em torno do espetáculo clássico e natalino “O Quebra-Nozes”, a oficina que seguiu, ministrada pela museóloga Jessica Tavares, foi a de produção de um boneco de Papai Noel feito com materiais recicláveis. 
 
No meio de tantas crianças esparramadas no chão, focadas demais em fazer boas cópias do bom velhinho para se importar com as mãos, pernas e cabelos sujos de tintas, cola e purpurina, estava a estudante Letícia Vitória. “Onde moro não temos muito isso de pintar e desenhar, mas eu gostei muito do passeio e de fazer o Papai Noel. O que mais chamou minha atenção foi a leitura do livro porque achei engraçado o comportamento do cachorro”, disse a menina. 
 
Há quatro anos Letícia faz parte do projeto Manguinhos Terra de Deus, fundado pelo atleta profissional Jorge Silveira. Para ele, é importante possibilitar que as crianças da comunidade acessem novo espaços da cidade. “Essa é uma iniciativa bacana porque faz com que as crianças saiam de um meio hostil e tenham um pouco de alegria. Quando saímos, estava tendo operação e tiroteio. Elas precisam saber que existe um mundo fora da comunidade. Esse é um papel que, pela graça de Deus, estou cumprindo: de apresentar para elas novos caminhos de vida pelo esporte e educação”. 
 
No final do passeio, os pequenos ainda foram presenteados com livros natalinos de colorir confeccionados pela própria equipe do Centro Cultural e com caixa de giz de cera.

KB/IA
 
Fotos: Rafael Oliveira/TJRJ