Autofit Section
Homenagem da OAB-RJ a profissionais do Direito é entregue ao presidente do TJRJ 
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 15/12/2025 10h25

Vice-presidente da OAB/RJ, Sylvia Drummond; presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto; presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio

 

A Medalha Evandro Lins e Silva é concedida a profissionais da área jurídica que se destacam na proteção e promoção do Estado Democrático de Direito. Em reconhecimento aos serviços prestados, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, recebeu, nesta sexta-feira, 12 de dezembro, a mais alta distinção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro (OAB-RJ). A cerimônia ocorreu no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da instituição. 

O desembargador Ricardo Couto de Castro ressaltou que a homenagem não se dirige apenas a ele, mas ao Tribunal e a todos os magistrados e servidores. 

“Na medida em que um presidente do Tribunal recebe uma medalha como essa, Evandro Lins e Silva, nós estamos sendo premiados. A honraria é o reconhecimento ao trabalho institucional. Ela denota que o Tribunal está no caminho certo, no caminho correto da prestação jurisdicional e do acesso à Justiça”, afirmou. 

A presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio, que presidiu a mesa ao lado da presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, destacou a forte atuação conjunta entre a Ordem e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A entrega foi realizada por ela e pela vice-presidente da OAB-RJ, Sylvia Drummond. 

“O TJRJ está sempre ouvindo a advocacia, debatendo, trazendo ideias. Nunca fomos tão ouvidos pelo Tribunal de Justiça como na gestão do desembargador Ricardo Couto de Castro. Estamos tendo grande interação e muitas oportunidades de colaborar para o Tribunal nessa gestão”, afirmou. 

Homenageados 

A medalha também foi entregue ao desembargador do TJRJ Agostinho Teixeira; ao presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral; ao ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; e ao diretor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Conhecimento, Sidnei Gonzalez. 

A presença do ex-ministro da Justiça, ex-senador e relator-geral da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, Bernardo Cabral, surpreendeu o público, que o aplaudiu de pé. O também ex-presidente da OAB participou da cerimônia e exaltou os serviços prestados por cada homenageado. 

O que é a medalha?

A Medalha Evandro Lins e Silva homenageia o advogado, ex-procurador-geral da República e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que, após conceder habeas corpus a presos políticos, foi afastado da Corte pelo regime militar. Reconhecida como a mais elevada honraria da OAB-RJ, a distinção é destinada a profissionais que se destacam pelos serviços prestados à advocacia fluminense e pelo compromisso com a preservação do Estado Democrático de Direito. 

VS/ SF

Fotos: Rafael Oliveira/ TJRJ