Museu da Justiça, cores que visam conscientizar
Durante 2021 o Museu da Justiça e o TJRJ promoveram o apoio as principais campanhas de conscientização que visaram de alguma forma alertar a população sobre algum male, social ou para a saúde, que está sempre presente, mas que pode ser combatido por medidas preventivas e educacionais. Os alertas vieram por meio da iluminação que adorna o histórico prédio que abrigou no passado os tribunais do Poder Judiciário fluminense e ações práticas diversas.
Em junho, iluminado de verde, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que aconteceu no dia 5/6. Além da ornamentação, foi promovido durante o mês atividades culturais em celebração da data.
Em agosto, o Museu da Justiça destacou o compromisso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em combater a violência doméstica contra a mulher, acelerando os processos e audiências quem envolvem esses crimes durante a 18ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, que ocorreu entre 16 a 20 de agosto. Durante todo o mês as fachadas ficaram iluminas pela luz lilás.
Durante o mês de setembro o Museu da Justiça e o TJRJ promoveram palestras sobre o tema suicídio e saúde mental, além de adornar as fachadas do antigo Palácio da Justiça pela luz amarela em apoio ao Setembro Amarelo. Criado, no Brasil, em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo se propõe a associar à cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10/9).
Em outubro, iluminado pela cor rosa, o Museu da Justiça aderiu à campanha Outubro Rosa, criada na década de 1990, a campanha surgiu quando o laço cor-de-rosa, que é símbolo da prevenção ao câncer de mama, foi lançado e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Desde então é celebrado anualmente por todo o mundo com o objetivo de divulgar informações sobre o câncer de mama e as recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Durante todo o mês de novembro o icônico prédio esteve iluminado de azul, em apoio à campanha Novembro Azul. A campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que inspirado pelo movimento internacional do Outubro Rosa decidiu organizar uma campanha semelhante, só que voltada para a conscientização dos homens sobre o câncer de próstata e a saúde integral.