Autofit Section
Ronda Maria da Penha vai fiscalizar cumprimento de medidas protetivas
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 12/03/2021 20:49

O combate à violência doméstica ganhou um novo reforço na tarde desta sexta-feira (12/3). A Ronda Maria da Penha, uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e a Guarda Municipal, estará nas ruas da Cidade do Rio como mais um instrumento de proteção à mulher em situação de vulnerabilidade. A solenidade de lançamento do projeto foi realizada no Palácio da Cidade. 

A Ronda Maria da Penha vai fiscalizar e monitorar, diariamente, o cumprimento das medidas protetivas de urgência deferidas pelos I, V e VI juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da capital. De acordo com a desembargadora Suely Lopes Magalhães, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem), a ideia é expandir para outras serventias do TJ.

 “O Tribunal de Justiça, através da Coem, se sente honrado em participar de um evento tão significativo. É interessante observar que estamos justamente no último dia da Semana da Justiça pela Paz em Casa (iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, em parceria com os tribunais estaduais do país, que busca intensificar a resolução de casos de violência doméstica). A violência contra a mulher nos envergonha. Nós estamos abarrotados de processos de feminicídio. É com satisfação, e em nome de todos os magistrados que lutam contra a violência, que agradeço essa iniciativa. Inicialmente a ronda atenderá três juizados, mas vamos expandir para os outros”, anunciou a desembargadora.

Em sua fala, o prefeito Eduardo Paes afirmou que o Município do Rio tratará a questão da violência doméstica com o devido foco e dedicação. Paes destacou que o lançamento do projeto acontece na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e que o objetivo é dar mais efetividade ao cumprimento da Lei Maria da Penha.

Já a procuradora Carla Araújo de Castro agradeceu aos guardas municipais que integram a ronda.

“Que tarde feliz para a mulher carioca! Parabenizo todos os guardas municipais que se sensibilizaram com a causa. Eu tenho certeza de que a ronda acompanhará e protegerá a mulher em situação de vulnerabilidade”, disse.

Participaram da solenidade as juízas Juliana Cardoso, Luciana Fiala e Katerine Jatahy, a secretária especial de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, o secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Canervale, dentre outras autoridades.

MG/FS

Fotos: Brunno Dantas