TJRJ e rede de supermercados Guanabara firmam parceria contra a violência doméstica
As mulheres do Rio de Janeiro ganharam mais um caminho para chegar aos canais disponibilizados pelo Judiciário fluminense e, assim, poder denunciar a violência doméstica e buscar proteção. Neste mês de março, o TJRJ e os Supermercados Guanabara firmaram uma parceria institucional em defesa dessas mulheres. Até o dia 31, os encartes disponibilizados nas lojas e no site da rede varejista trazem o endereço do aplicativo Maria da Penha Virtual e o telefone 180.
Os esforços do TJRJ no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher são diversos e múltiplos. Com campanhas constantes de venda de diferentes produtos - muitas endereçadas para elas -, os Supermercados Guanabara têm, em seus encartes, um grande poder de comunicação que chega a milhares de lares. Por isso, sua adesão ao combate contra os maus-tratos e demais tipos de violência contra a mulher é importante. A ampliação dos canais de divulgação da rede de proteção permite que mais mulheres tenham conhecimento de que é possível pedir socorro e receber amparo.
Somente em janeiro deste ano, foram 11 novos casos de feminicídio no estado do Rio, que registrou outros 94 processos do segmento em 2021. Já em relação a outros tipos de violência doméstica, como agressão física e psicológica, por exemplo, foram 5.765 registros em janeiro de 2022, tendo havido 62.008 novos casos em 2021.
FS