Autofit Section
TJRJ comemora Dia Mundial do Meio Ambiente 
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 02/06/2021 18:55

Quem acessa o portal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) já percebeu que o site está mais colorido. O novo visual, com imagens de animais da fauna brasileira, marca o início das celebrações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo sábado (5/6). Na data comemorativa, às 18h, o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, acenderá a luz verde que iluminará a imagem do Cristo Redentor a convite do reitor do Santuário e responsável pela paróquia São José da Lagoa, Padre Omar. A mesma iluminação especial já pode ser vista na fachada do Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário, durante todo o mês de junho. 
 
“O Dia Mundial do Meio Ambiente é de extrema importância, no qual são realizadas, ao redor do mundo diversas atividades em prol da sustentabilidade. É uma data de relevância ímpar em busca do objetivo permanente de conscientização da população do planeta quanto à necessidade de preservação dos recursos naturais para resguardar a vida”, disse o presidente da Comissão de Políticas Institucionais para a Promoção da Sustentabilidade (COSUS), desembargador Heleno Pereira Nunes. 
 
Além disso, será realizada pelo professor do Centro de Estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fernando Altino Medeiros Rodrigues, uma revisão do Plano de Resíduos Sólidos do TJRJ. E, no dia 10/06, às 15h, uma palestra com a Conselheira Maria Tereza Uille Gomes e o ex-presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) Sergio Besserman vai discutir o mapeamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o desmatamento nacional, seja em área pública ou privada, e as consequências no clima e nos desastres naturais. Por conta da pandemia, a tradicional entrega de mudas de árvores foi cancelada. 
 
Agenda ambiental pioneira 

Em 2010, o Poder Judiciário fluminense criou uma política de sustentabilidade no âmbito da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) instituída pelo Ministério do Meio Ambiente, recebendo o Selo Verde e Prata nos anos seguintes. O nível de excelência se tornou visível quando nove anos depois, o TJRJ foi vencedor do 6º Prêmio Melhores Práticas A3P, em parceria com o Jardim Botânico, com o projeto da Rede Rio de Sustentabilidade, na categoria Inovação na Gestão Pública.  Essa iniciativa reuniu órgãos públicos sediados no Estado do Rio de Janeiro em compartilhamento inédito de boas práticas sustentáveis. 

Em 2011, o Ato Executivo nº 1299 instituiu a Comissão de Políticas Institucionais para a Promoção da Sustentabilidade (COSUS), presidida na época pelo desembargador Jessé Torres Pereira Junior e vinculada diretamente à Presidência do TJRJ.  

Já no ano de 2015, a Resolução nº 201, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), determinou a elaboração e implantação do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário (PLS). Na ocasião, o TJRJ já atendia a resolução através do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape). O PLS do TJRJ possui 7 eixos temáticos, 56 iniciativas, 215 ações e 81 indicadores. 

O Deape, através da Divisão de Gestão Ambiental (Digam), é responsável pela coordenação técnica e fiscalização dos projetos ambientais desenvolvidos no âmbito do Judiciário fluminense. Cabe ao departamento fazer a análise e o acompanhamento de seus indicadores e resultados. Assim, pode verificar a efetividade dessa prática e contribuir para o alinhamento da gestão administrativa às políticas públicas e leis relacionadas ao meio ambiente.  

Fachada do Museu ganha novos tons

O Museu da Justiça estará iluminado com a cor verde durante todo o mês de junho. Além da ornamentação, serão promovidas atividades em celebração da data. 
 
Nesta quinta-feira (3/6), a videoaula do Curso Livre de Pintura “Fazendo Arte por Toda Parte”, ministrado pela artista plástica Isabela Francisco, terá o meio ambiente como temática. Em especial durante este mês, as videoaulas serão conjugadas com as obras da artista, expostas na mostra “Entre algo mora uma existência contida”.
 
No dia 7 de junho, haverá a próxima reunião do Clube “Leituras no Palácio”, em formato virtual, onde será abordado o romance O retrato do rei, da premiada escritora cearense Ana Miranda. 
 
Durante a semana, ocorrerá também a 5ª Semana Nacional de Arquivos sob o tema “Empoderando Arquivos”. O Museu da Justiça participa do evento promovendo suas exposições virtuais e conteúdo em vídeo, elaborados a partir de seu acervo histórico.
 
Acompanhe o portal do Museu da Justiça para saber de toda a programação. Acesse em: http://ccmj.tjrj.jus.br

SV/MB