TJRJ realiza Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação
O Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero, de Apoio às Magistradas e Servidoras e de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (Cogen) do Tribunal de Justiça do Rio promove, entre os dias 24 e 27 de maio, a 1ª Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. O evento será realizado no auditório Desembargador Joaquim Antônio de Vizeu Penalva Santos, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), e também será transmitido on-line, por meio do aplicativo Microsoft Teams.
A abertura da Semana será no dia 24 de maio, às 11h. Na oportunidade, a desembargadora Andréa Pachá, presidente do Cogen, ministrará a palestra “Representatividade contra a Discriminação”. A juíza Mirela Erbisti será a mediadora.
“A ideia dessa semana inaugural é a de divulgar a função, os objetivos e ações do Comitê, apresentar seus canais de comunicação e meios de apoio às vítimas, bem como de trazer contribuições de especialistas para auxiliar na compreensão do que configura tanto o assédio quanto a discriminação, como identificá-los e formas de combatê-los. Abordar esses temas é o primeiro passo para construir relações mais saudáveis dentro e fora do ambiente de trabalho, na medida em que permite a identificação de situações que caracterizem alguma forma de abuso, bem como promova a proteção adequada de quem a sofre por meio da capacitação, do empoderamento e do apoio adequados”, explicou a juíza.
O evento é destinado ao público interno do Poder Judiciário fluminense e atende à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 450, de 20 de abril de 2022, que estabeleceu a obrigatoriedade de os tribunais realizarem, no mês de maio, ações preventivas e formativas sobre assédio e discriminação que contemplem magistrados, servidores, terceirizados e estagiários.
Veja a programação completa:
24/05 (terça-feira), das 11h às 12h30
Abertura da PRIMEIRA SEMANA DE COMBATE AO ASSÉDIO E À DISCRIMINAÇÃO
Tema: Representatividade contra a Discriminação
Desembargadora Andrea Maciel Pachá, Presidente do Cogen
Juíza Mirela Erbisti
Auditório: Penalva Santos
25/05 (quarta-feira), de 11h às 12h30
Tema: Preconceito e Discriminação
Des. Leila Mariano, juízas Leidejane Chieza Gomes da Silva e Mirela Erbisti e servidora Soyanni Silva Alves
Auditório: Penalva Santos
26/05 (quinta-feira), de 11h às 12h30
Tema: Assédio
Palestrantes:
Advogada Mayra Cotta
Juízas Maria Daniella Binato de Castro e Tula Corrêa de Mello
Servidores Maria Araci Martins Breckenfeld e Francisco Budal.
Auditório: Penalva Santos
27/05 (sexta-feira), de 15h30 às 17h
Tema: Assédio e Discriminação
Juízes Juliana Cardoso Monteiro de Barros e Eric Scapim Cunha Brandão e servidores Marcia Valeria Vicente Guinancio e Francisco Budal.
Local: Sala para RODA DE CONVERSAS - Emerj
MG / SP