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Departamento de Desenvolvimento de Pessoas - DEDEP

O DEDEP é uma Unidade Organizacional, integrante da DGPES, que promove a gestão por competências por meio da utilização de métodos e técnicas de mapeamento e avaliação de competências, gerencia os programas de recepção e integração para novos servidores, de ambientação para servidores com deficiência e readaptados, e de preparação para a aposentadoria para servidores em final de carreira, bem como apoia a Instituição no provimento de servidores e colaboradores necessários ao seu funcionamento, mediante realização de concursos públicos, atividades de recrutamento, seleção  e lotação.

 

Departamento de Desenvolvimento de Pessoas - DEDEP - Atribuições

O DEDEP tem como atribuições:

Propor e realizar ações de gestão de pessoas no Poder Judiciário, propiciando aos servidores e colaboradores a aplicação eficaz de seus conhecimentos e habilidades, com foco nos objetivos institucionais;

Atuar como órgão técnico e fiscal de todos os convênios que envolvam o estágio de estudantes;

Propor a realização de concurso público para provimento de cargo efetivo e de admissão nas atividades notariais e/ou registrais;

Auxiliar na elaboração de minutas de resolução e de edital para realização de concursos públicos;

Propor critérios à fixação da lotação nas unidades do Poder Judiciário.

MISSÃO

Propor e realizar ações de captação, ambientação e desenvolvimento de pessoas, contribuindo para o alcance de melhores resultados institucionais.

VISÃO

Obter o reconhecimento dos usuários como Unidade Organizacional que promove a captação, ambientação e desenvolvimento de pessoas no Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro


Diretor (a): Elmira Maria Dos Santos Rocha Padilha

Endereço: Centro Administrativo do Tribunal de Justiça - Praça XV de Novembro, nº 2, salas 104 e 107 - Centro - Rio de Janeiro - CEP: 20010-010

Telefone: (21) 3133-7745

e-mail: dedep@tjrj.jus.br

O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas compreende as seguintes Divisões:

- Divisão de Captação;

- Divisão de Desenvolvimento e Ambiência Organizacional.

- Divisão de Captação - DICAP

Atribuições:

·       Prover o Poder Judiciário de servidores e colaboradores necessários ao seu funcionamento;

·       Propor a realização de concurso público para o provimento de cargos efetivos, bem como a convocação dos candidatos aprovados;

·       Assessorar a Administração Superior na elaboração de normas reguladoras de concursos públicos;

·       Supervisionar a implementação das ações dos serviços a ela subordinados.

Telefones: (21) 3133-7650/ (21) 3133-7383 (FAX)
e-mail:  dedep.dicap@tjrj.jus.br

 

A Divisão de Captação compreende os seguintes Serviços:

- Serviço de Concursos Públicos;

- Serviço de Administração do Programa de Estágio;

- Serviço de Administração de Colaboradores.

- Serviço de Concursos Públicos

 Atribuições:

·        Auxiliar na elaboração de minutas de resolução e de edital para realização de concursos públicos;

·        Cadastrar concursos e respectivos aprovados, atualizando seus dados e mantendo atualizadas as informações em sistema;

·       Gerenciar a convocação e recepcionar os candidatos habilitados em concurso;

·       Analisar os documentos comprobatórios do preenchimento dos requisitos necessários ao provimento do cargo;

·       Elaborar os Atos Executivos de investidura e de nomeação;

·       Processar os requerimentos formulados por candidatos referentes às alterações e atualizações cadastrais;

·       Fornecer certidões de aprovação em concurso público;

·       Operacionalizar a realização de concurso público para admissão nas atividades notariais e/ou registrais, instruindo e acompanhando os processos pertinentes;

·       Recepcionar os candidatos aprovados no concurso público para admissão nas atividades notariais e/ou registrais para escolha dos serviços ofertados, elaborar os Atos Executivos de Delegação e analisar os documentos comprobatórios do preenchimento dos requisitos necessários ao exercício da atividade notarial e de registro;

·       Cadastrar os dados básicos e iniciais dos delegatários de serviços extrajudiciais.

Telefones: (21) 3133-7432

e-mail: dedep.secoc@tjrj.jus.br
e-mail: dedep.secan@tjrj.jus.br

- Serviço de Administração do Programa de Estágio

Atribuições:

·       Atuar como órgão técnico e fiscal de todos os convênios que envolvam o estágio de estudantes;

·       Elaborar o plano de trabalho nas tratativas de formalização dos convênios que envolvam estágio de estudantes com ou sem repasse de verba;

·       Gerenciar o cadastro e a folhar de pagamento de estagiários;

·       Executar serviços referentes à designação e lotação de estagiários;

·       Emitir documento de identificação de estagiário;

·       Emitir declaração acerca da atuação de estagiário.

                                                   Telefones: (21) 3133-7649 / (21) 3133-7650
                                                               e-mail: dedepestagiários@tjrj.jus.br

- Serviço de Administração de Colaboradores

Atribuições:

·       Gerenciar o cadastro de colaboradores: Conciliadores e Juízes de Paz;

·       Executar serviços referentes à designação, à nomeação e ao encaminhamento de colaboradores;

·       Emitir documento de identificação de colaborador;

·       Emitir certidão ou declaração acerca da atuação de colaborador.

                                                    Telefones: (21) 3133-7652
                                                 e-mail: dedep.seadm@tjrj.jus.br


- Divisão de Desenvolvimento e Ambiência Organizacional

Atribuições:

·       Estabelecer critérios e promover a gestão do desempenho dos servidores do Poder Judiciário;

·       Planejar e elaborar novas formas de desenvolvimento profissional;

·       Realizar a gestão da ambiência organizacional através do estabelecimento de ações que contribuam para motivar, ambientar e comprometer os servidores e colaboradores do PJERJ;

·       Supervisionar a implementação das ações dos serviços a ela subordinados.

                                                                             Telefones: (21) 3133-7651
                                                                       e-mail: dedep.diamo@tjrj.jus.br

                                                                                   dedep.disen@tjrj.jus.br  

A Divisão de Desenvolvimento e Ambiência Organizacional compreende os seguintes Serviços:

- Serviço de Desenvolvimento Profissional e Gestão do Desempenho;

- Serviço de Recrutamento, Seleção e Lotação;

- Serviço de Ambiência e Acompanhamento de Pessoas.

- Serviço de Desenvolvimento Profissional e Gestão do Desempenho

Atribuições:

·       Definir as competências requeridas para os papéis profissionais do PJERJ;

·       Desenvolver e coordenar o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores;

·       Elaborar e aplicar metodologia para a avaliação especial de desempenho de novos servidores;

·       Realizar o mapeamento das competências, talentos e potencial alimentando o Banco de Talentos do Poder Judiciário;

·       Estabelecer, em articulação com a ESAJ, as trilhas de desenvolvimento específicas para os papéis profissionais do PJERJ;

·       Analisar os resultados das avaliações de desempenho e recomendar a realização de ações de desenvolvimento;

·       Propor e coordenar, em articulação com a ESAJ, programas de desenvolvimento para gestores e servidores tendo em vista as demandas institucionais.

Telefones: (21) 3133-7655
e-mail: dedep.seged@tjrj.jus.br

           dedep.sedep@tjrj.jus.br

- Serviço de Recrutamento, Seleção e Lotação

Atribuições:

·       Elaborar e manter atualizada a descrição de cargos e funções da estrutura do PJERJ;

·       Propor critérios para fixação da lotação das unidades organizacionais do PJERJ;

·       Manter atualizado o quadro de vagas das unidades organizacionais do PJERJ;

·       Realizar a movimentação de servidores, de acordo com o sistema de gestão das competências e os critérios estabelecidos pela Administração Superior;

·       Realizar seleção interna de servidores, com base em competências, para prover às unidades administrativas de pessoal adequado ao perfil funcional de cada cargo;

·       Receber os servidores selecionados através de processo seletivo e aloca-los nas respectivas vagas;

·       Estruturar e gerenciar o Banco de Talentos do PJERJ.

Telefones: (21) 3133-7646
e-mail: selom@tjrj.jus.br

 

- Serviço de Ambiência e Acompanhamento de Pessoas

Atribuições:

·       Elaborar e conduzir o programa de recepção, ambientação e adaptação de novos servidores;

·       Elaborar e conduzir programa de ambientação de readaptados e servidores com deficiência de todas as unidades do PJERJ;

·       Elaborar e aplicar metodologia própria à entrevista de desligamento voluntário e compulsório;

·       Gerenciar o programa de preparação para aposentadoria de servidores;

·       Realizar levantamento da percepção e expectativas dos servidores quanto ao seu ambiente de trabalho e da instituição

·       Promover ações que estimulem o bem-estar, a motivação e o comprometimento de servidores e colaboradores do PJERJ;

·       Estabelecer programas que contribuam para atenuar barreiras atitudinais e comportamentais que impeçam ou dificultam as mudanças institucionais requeridas;

Telefones: (21) 3133-7651
e-mail: dedep.seape@tjrj.jus.br

           dedep.segor@tjrj.jus.br

Perguntas frequentes

Juiz de Paz

1) Qual a documentação necessária para exercer a função de Juiz de Paz?

De acordo com a Resolução nº 06/97, são necessários:

- Indicação formal da autoridade judiciária responsável pelo RCPN;
- Cópia do documento de identidade e CPF;
- Certidão de quitação eleitoral;
- Certidão de não vinculação a partido político;
- Comprovante de residência;
- Certidão negativa de antecedentes criminais;
- Certificado de reservista, se homem;
- Comprovante de conclusão do curso de bacharel em direito:- certidão expedida pela OAB de que não se encontra inscrito em seu quadro ou que requereu a licença para o exercício da atividade de Juiz de Paz;
- Declaração de idoneidade;
- Declaração da condição de não ocupante de cargo público de serventuário ou servidor da justiça.

* A solicitação poderá ser realizada por correio eletrônico, endereçada ao e-mail dedepseadm@tjrj.jus.br , com a documentação digitalizada.

2) Quais os documentos necessários para emissão de carteira de Juiz de paz?

- O Formulário de Solicitação de Carteira Funcional (FRM-DGPES-007-05) devidamente preenchido;

- Uma foto 3x4;

- Cópia do ato de nomeação;

- Cópia do termo de posse;

- Cópia do documento de identidade e CPF.

3) Os Juízes de Paz podem ser indicados para quais cargos?

- O Juiz de Paz pode ser indicado para o cargo de titular, 1º suplente ou 2º suplente;

- O prazo de cada mandato será de 4 (quatro) anos, podendo cada um ser reconduzido por igual período.

4) Pode haver a designação de Juiz de Paz ad hoc ?

- A nomeação de Juízes de Paz ad hoc ocorre em casos excepcionais de falta, ausência ou impedimento do Juiz de Paz;

- O prazo de sua designação será de 60 (sessenta) dias, não podendo ser reconduzido;

- Além da documentação prevista para o Juiz de Paz titular, 1º ou 2º suplentes, há a necessidade de encaminhamento da respectiva portaria de designação expedida pelo magistrado.

Conciliadores

1)Qual a documentação necessária para exercer a função de Conciliador?

De acordo com o Ato Normativo Conjunto TJ/CGJ nº 154/2016, são necessários:

- Indicação formal do magistrado titular ou em exercício no juízo;
- Cópia do documento de identidade e CPF;
- Comprovante de residência;
- E se houver, o comprovante de participação em um dos cursos credenciados pelo NUPEMEC ou pela ESAJ, realizados nos últimos 6 (seis) anos.

* A solicitação poderá ser realizada por correio eletrônico, endereçada ao e-mail dedepseadm@tjrj.jus.br , com a documentação digitalizada.

2) Quais os documentos necessários para a emissão do crachá de conciliador:

- Solicitação formal do magistrado ou do próprio conciliador;

- 2 (duas) fotos 3x4.

* A solicitação do magistrado poderá ser encaminhada por malote, protocolo 3174.

3) Qual a documentação necessária para a expedição de certidão de tempo de atuação na função de conciliador?

- Solicitação formal do magistrado ou do próprio conciliador junto ao protocolo do Centro Administrativo do TJERJ, Pça XV de Novembro nº 02 térreo, por formulário fornecido no local;

- Caso haja a necessidade de constar na certidão a quantidade de horas de atividade na função de conciliador, apresentar-se-á junto do requerimento a declaração do juízo de atuação atestando a carga horária de atuação na função;

- A certidão poderá ser retirada na sala 215, no mesmo local;

* A solicitação poderá ser realizada por correio eletrônico, endereçada ao e-mail dedepseadm@tjrj.jus.br , com a documentação digitalizada.

Telefones para contato

Direção DEDEP:
(21) 3133-7745
e-mail: dedep@tjrj.jus.br

 Divisão de Captação - DICAP:
(21) 3133-7650 / (21) 3133-7383 (FAX)
e-mail: dedep.dicap@tjrj.jus.br
 

Serviço de Concursos Públicos:
(21) 3133-7432
e-mail: dedep.secan@tjrj.jus.br
            dedep.secoc@tjrj.jus.br

Serviço de Administração do Programa de Estágio:
(21) 3133-7649 / (21) 3133-7650
e-mail: dedepestagiários@tjrj.jus.br

Serviço de Administração de Colaboradores:
(21) 3133-7652
e-mail: dedep.seadm@tjrj.jus.br

       Divisão de Desenvolvimento e Ambiência Organizacional:
       (21) 3133-7651
       e-mail: dedep.diamo@tjrj.jus.br

                   dedep.disen@tjrj.jus.br

      Serviço de Desenvolvimento Profissional e Gestão de Desempenho:
      (21) 3133-7655
      e-mail: dedep.seged@tjrj.jus.br

                 dedep.sedep@tjrj.jus.br
 

Serviço de Recrutamento, Seleção e Lotação:
(21) 3133-7646
e-mail: dedep.selom@tjrj.jus.br 

      Serviço de Ambiência e Acompanhamento de Pessoas:
      (21) 3133-7651
      e-mail: dedep.seape@tjrj.jus.br

                  dedep.segor@tjrj.jus.br