Autofit Section
Semana de Combate ao Assédio debate discriminação
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 24/05/2022 18:33

“Representatividade contra a Discriminação” foi o tema de abertura da 1ª Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, que teve início nesta terça-feira (24/5), às 11h, no auditório Desembargador Joaquim Antônio de Vizeu Penalva Santos, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). O evento, que segue com programação até sexta-feira, é promovido pelo Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero, de Apoio às Magistradas e Servidoras e de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (Cogen) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). A presidente do Cogen, desembargadora Andréa Pachá, ministrou a palestra que inaugurou a Semana, com mediação da juíza Mirela Erbisti. 


De acordo com a desembargadora, o objetivo do encontro é apresentar e reforçar a importância do canal de comunicação de apoio às vítimas de discriminação e assédio criado no ambiente judiciário - que conta com a ajuda do comitê integrado por mulheres, juízas, servidoras para acolhimento. Mulheres, negras, LGBTI+ e indígenas são alguns dos grupos sociais que mais sofrem discriminação, sendo que, com a pandemia, a vulnerabilidade se potencializou.

“É importante que as pessoas saibam que esse espaço existe. É possível buscar ajuda e ninguém precisa enfrentar discriminação e a violência silenciosamente ou solitariamente. Muitas vezes o que se precisa é verbalizar e buscar espaços livres no nosso trabalho”, destacou a magistrada.

A juíza convidou as pessoas a conhecerem o Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero, de Apoio às Magistradas e Servidoras e de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (Cogen) e ressaltou que a rede de proteção especializada é importante na busca por acolhimento e orientação.

“Passamos a maior parte do tempo no trabalho e é importante que tenhamos nessa casa de Justiça um ambiente que a gente possa nos valer. No caso de violência doméstica, a pessoa está fora do ambiente perturbador e é uma maneira que ela encontra de falar abertamente para obter amparo e orientação para sair dessa situação”, acrescentou. 

O evento é destinado ao público interno do Poder Judiciário fluminense e atende à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 450, de 20 de abril de 2022, que estabeleceu a obrigatoriedade de os tribunais realizarem, no mês de maio, ações preventivas e formativas sobre assédio e discriminação que contemplem magistrados, servidores, terceirizados e estagiários.  


Veja a programação completa para os próximos dias:  


25/5 (quarta-feira), de 11h as 12h30  
Tema: Preconceito e Discriminação  
Des. Leila Mariano, juízas Leidejane Chieza Gomes da Silva e Mirela Erbisti e servidora Soyanni Silva Alves  
Auditório: Penalva Santos  

26/05 (quinta-feira), de 11h as 12h30  
Tema: Assédio  
Palestrantes:
Advogada Mayra Cotta  
Juízas Maria Daniella Binato de Castro e Tula Corrêa de Mello  
Servidores Maria Araci Martins Breckenfeld e Francisco Budal.  
Auditório: Penalva Santos  

27/05 (sexta-feira), de 15h30 as 17h   
Tema: Assédio e Discriminação  
Juízes Juliana Cardoso Monteiro de Barros e Eric Scapim Cunha Brandão e servidores Marcia Valeria Vicente Guinancio e Francisco Budal.  
Local: Sala para RODA DE CONVERSAS - Emerj

Contatos da Cogen: 31332926/ 3154
comitê.cogen@tjrj.jus.br


SV/FS


Fotos: Brunno Dantas/TJRJ