Plataforma Natureza Fluminense
Plataforma Natureza Fluminense
Plataforma de informações e acompanhamento sobre questões processuais de meio ambiente no PJERJ.
O painel da Plataforma Natureza Fluminense é uma iniciativa do TJRJ, desenvolvida por meio da Sala Íris, em colaboração com o Laboratório de Inovação do TJRJ, o IdeaRio, e voltada para o acompanhamento, a análise e a divulgação de indicadores judiciais relacionados aos processos sobre temas ambientais.
Criado para atender às demandas por transparência e controle das questões processuais ambientais, o painel destina-se tanto ao público geral quanto aos órgãos interessados. Esse projeto visa consolidar e disponibilizar informações essenciais para um melhor entendimento da atuação judicial em casos que envolvem o meio ambiente nas comarcas do Estado do Rio de Janeiro, tornando os dados mais acessíveis e claros para todos os envolvidos.
No painel, os usuários encontrarão uma visão completa dos indicadores processuais ambientais, incluindo métricas sobre acervo processual, processos novos, processos arquivados definitivamente, processos julgados e número de decisões proferidas. Esses indicadores são apresentados com comparativos mensais e anuais, organizados em uma interface única que integra todas as informações. Além dos KPIs, há um gráfico de linha por mês que permite alternar entre os principais indicadores, além de ranqueamentos por assunto processual principal e pelo ramo do Direito, complementados por uma visualização geográfica. O painel também disponibiliza filtros temporais, territoriais, por classe processual, assunto principal e por atribuições das serventias, possibilitando que os usuários adaptem as informações conforme suas necessidades.
Acesse aqui a Plataforma Natureza Fluminense >>>
O painel Plataforma Natureza Fluminense, construído com o QlikSense, oferece uma experiência de análise visual e interativa de alta qualidade, com atualizações diárias dos dados que asseguram informações confiáveis e com pouco atraso. A integração automatizada dos três sistemas processuais — EPROC, DCP e PJe —, realizada pela equipe da Sala Íris, garante que os indicadores processuais sejam consistentes e precisos.
Cada indicador, como o Acervo, os Processos Novos e os Processos Arquivados, é acompanhado de comparações com o mês ou o ano anterior, proporcionando uma visão clara das tendências e mudanças no panorama dos processos ambientais. Essa abordagem comparativa facilita o entendimento do progresso e do impacto das ações judiciais.
Além disso, a funcionalidade Self-Service, disponível no menu lateral, amplia a flexibilidade do painel, permitindo que os usuários extraiam dados em formatos como .xlsx e .pdf, entre outros, e personalizem suas análises. Com filtros temporais, territoriais, de classe processual, de assunto processual, entre outros, o usuário explora os dados de forma dinâmica e versátil, ajustando a visualização às suas necessidades.
Mapa Estratégico TJRJ e Agenda 2030
Alinhada ao Mapa Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a Plataforma Natureza Fluminense contribui para a Promoção da Sustentabilidade, indicador pertencente à perspectiva dos Processos Internos do Tribunal.
A iniciativa também integra o Modelo das Quatro Facetas OCDE/OPSI, contemplando a inovação orientada para a missão e a inovação orientada para melhorias.
Além disso, está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU: "Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade."