Nova estrutura organizacional do TJRJ busca modernidade e eficiência
Governança institucional, administrativa e tecnológica. A partir desses três eixos foi elaborado o novo plano de gestão para o biênio 2023/2024, no qual o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), reitera o compromisso de manter um diálogo franco com instituições e autoridades.
Com a inserção de áreas e conceitos compatíveis com o mundo moderno, a nova administração do Tribunal inovou. Novas secretarias gerais, departamentos e assessorias integram a estrutura organizacional.
Secretarias gerais
Foram criadas três secretarias: a Secretaria-Geral de Governança, Planejamento e Compliance, com o fim de orientar e propor práticas modernas de governança, com a observação dos conceitos de Compliance; a Secretaria-Geral de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, com o objetivo de consolidar programas que indiquem a preocupação do Tribunal com ações de natureza social, com a inclusão e a acessibilidade e com a promoção de uma sociedade sustentável; e a Secretaria-Geral de Administração, com a função de apoiar os órgãos colegiados permanentes e transitórios e divulgar o conhecimento produzido pelo Poder Judiciário.
Tecnologia
Serão seis os pilares para balizamento da gestão tecnológica: inteligência artificial; hardware; software; pessoal qualificado; atenção ao Big Data; atenção à mineração de dados.
“Estamos em plena era de migração de uma cultura analógica para digital. O Judiciário deve caminhar firme e célere de modo a alcançar uma governança totalmente digital. A tecnologia é fundamental”, considera Cardozo.
Comunicação
Entre os departamentos da Presidência foi criado o Departamento de Comunicação Interna, que é responsável pela divulgação de campanhas, iniciativas, boas práticas, ações e projetos de todo o Tribunal de Justiça fluminense. Uma equipe formada por servidores e colaboradores reúne especialistas em comunicação e em designer, que assume a programação visual e textual produzida para circulação interna e publicação na mídia eletrônica.
O esclarecimento e a divulgação dos fatos e notícias que afetam a atividade judiciária serão realizados pela Assessoria Especial de Imprensa e pelo Departamento de Comunicação Externa, que estabelecem um link com a mídia e atendem às demandas da imprensa.
Eficiência
As palavras do presidente Ricardo Cardozo em seu discurso de posse resumem a importância do novo organograma: “A ideia é dar um choque de gestão. Precisamos de uma administração mais ágil, eficiente, moderna e resolutiva. A remodelagem proposta vem neste sentido”.
Conheça a nova estrutura do TJRJ >>>
Departamento de Comunicação Interna