Comitê do TJRJ de Igualdade de Gênero e Prevenção e Enfrentamento dos Assédios (COGEN) terá foco nas campanhas de prevenção e acolhimento
A elaboração do cronograma de trabalho com os novos integrantes foi a pauta da primeira reunião do Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGEN), nesta segunda-feira (03).
Os membros se reuniram na Secretaria Geral de Administração para traçarem as metas para o biênio. O desembargador Wagner Cinelli, presidente do Comitê, destacou a importância de dar continuidade aos projetos já iniciados e buscar novas iniciativas institucionais de prevenção e acolhimento, para ampliação da visibilidade ao trabalho do grupo.
“Estamos muito preocupados em dar mais visibilidade ao COGEN. Para isso, faremos campanhas de prevenção e de acolhimento por meio de cartazes, de meios eletrônicos, das redes sociais. Nós queremos que os servidores e servidoras, magistrados e magistradas, colaboradores e colaboradoras saibam que o Comitê existe, conheçam a nossa missão e fiquem à vontade para nos procurar”.
Assédio e discriminação
O COGEM tem o Espaço de Acolhimento, um canal, permanente de escuta, acompanhamento e orientação a todas as pessoas afetadas por situações de assédio e discriminação no âmbito institucional.
A vice-presidente do Comitê, desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira, falou da importância desse acolhimento: “Nós queremos vincular a Ouvidoria e todos os outros canais para a acolhida não só de mulheres, mas de todos aqueles que se sintam submetidos à situação de assédio ou de qualquer outro tipo de violência institucional, familiar ou pessoal. É importante destacar que ninguém ficará exposto. É garantido o sigilo no procedimento administrativo para que as questões sejam resolvidas”.
A secretária-geral de Administração, Jacqueline Leite Vianna Campos, também participou desta primeira reunião.
COGEN
Instituído em 2021, O Comitê passou a denominar-se Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGEN) a partir do Ato Normativo nº 23/2022.
A Portaria nº 1421/2023, assinada pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo, em 24 de março deste ano, instituiu nova composição do COGEN.
Compõem o Comitê, o desembargador Wagner Cinelli, presidente; a desembargadora Patrícia Serra, vice-presidente; os juízes Yedda Christina Ching San Filizzola Assunção, Simone Lopes da Costa, Claudia Maria de Oliveira Motta, Sandro Pitthan Espindola, Renata de Lima Machado, Leidejane Chieza Gomes da Silva, Simone de Faria Ferraz; Katerine Jatahy Kitsos Nygaard, Mirela Erbisti; Rosana Albuquerque França; Vitor Porto dos Santos; Tula Corrêa de Mello e Claudia Maria de Oliveira Motta; e os servidores e colaboradores Isabel Barra Viegas, Cloves Cruz do Nascimento, Ana Clara Oliveira Gomes Peres Machado e Rosângela Alves Trancoso.
Fotos: Renata Machado
Departamento de Comunicação Interna