EMEDI participa de evento do CNJ sobre o enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Poder Judiciário
O Conselho Nacional de Justiça promoveu o I Encontro de Comissões ou Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Poder Judiciário, nesta quarta-feira (28/06).
O evento buscou a troca de experiências entre tribunais e conselhos sobre prevenção e enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação.
A Escola de Mediação do TJRJ (EMEDI), representada pela diretora de Desenvolvimento Pedagógico, Daniela Muniz Bezerra de Melo, participou do encontro com a palestra sobre “Comunicação não violenta”.
Daniela Muniz ressaltou que a comunicação não violenta é instrumento da Justiça Multiportas e pontuou a necessidade da mudança de comportamento: “Na reparação da comunicação não violenta, se for o caso, podemos ter procedimentos administrativo e penal, mas é importante trabalhar os círculos restaurativos, o que vai permitir a todos os envolvidos na lesão reconhecerem as posições do outro; o que vai permitir, por exemplo, o algoz entender a dor da vítima”.
Participaram do encontro a conselheira do CNJ e coordenadora Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no Poder Judiciário, Salise Sanchotene, que abriu o evento on-line; juízes e juízas auxiliares da Presidência do CNJ e da Corregedoria Nacional de Justiça; magistrados das justiças Federal e Estadual e servidores.
Departamento de Comunicação Interna