Instrutores participam de aula-teste na preparação do 1º curso PJe para magistrados
“Por ser o primeiro curso PJe para magistrados, precisamos de uma preparação mais cuidadosa. As aulas-teste são para verificarmos se o sistema está respondendo e para identificar eventuais intercorrências que serão solucionadas antes do início do curso”, disse a desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, presidente da Comaq e uma das coordenadoras do 1º curso PJe para magistrados.
Ao lado do desembargador Sergio Seabra Varella, presidente do Conselho Consultivo da Esaj; e da juíza Marcia Alves Succi, 1ª tesoureira da Amaerj, ambos coordenadores, a magistrada acompanhou as duas aulas-teste do novo curso nas salas de informática da Biblioteca e da Esaj.
“Eu considero importante que os magistrados recebam este treinamento por meio dos nossos instrutores. O conhecimento sobre o PJe é fundamental para o funcionamento da Justiça”, destacou o desembargador Sergio Varella.
A juíza Márcia Succi, que participou da aula juntamente com os instrutores do curso, ressaltou: “O teste foi importante para o nosso planejamento. Ficou estabelecido que para cada magistrado teremos um número de processos e um número de tarefas individualizadas. Cada juiz vai ser atendido com seus processos com treinamento igual para todos”.
O diretor do Departamento do PJe, Rafael dos Santos Alves, pontuou: “Esse curso é um marco importante para mudarmos a visão do Tribunal em relação ao PJe. Depois dessas aulas-teste, verificamos que a parte mais importante está aprovada. Faltam apenas alguns ajustes para que o curso seja um sucesso”.
O Curso
Com vagas esgotadas, o curso Processo Judicial Eletrônico (PJe) para magistrados terá 16 horas-aula em encontros presenciais nos dias 18, 21, 25 e 28 de agosto, das 9h às 13h, realizadas na Biblioteca TJERJ/Emerj Desembargador José Carlos Barbosa Moreira e na Esaj; e quatro horas de ensino a distância.
Promovido pela Presidência do TJRJ por meio da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), e pela Escola de Administração Judiciária (Esaj), a formação terá como tema o funcionamento do PJe nas Varas Cíveis, Criminais e de Família.
As aulas sobre o sistema de tecnologia implantado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todos os tribunais do país serão organizadas em parceria com a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).
Ao final da formação os magistrados estarão aptos a identificar os recursos oferecidos pelo sistema PJe, o modo de manejá-las e a destinação de cada funcionalidade contemplada.
Para mais informações, acesse a programação do curso aqui.
Departamento de Comunicação Interna
Fotos: Rosane Naylor