Servidoras do TJRJ participam de treinamento do Programa de Proteção Feminina
O Programa de Proteção Feminina, idealizado e coordenado pela Secretaria-Geral de Segurança Institucional (SGSEI), deu início a uma nova fase de treinamentos na última quarta-feira (09/08).
A partir de agora, as aulas práticas e teóricas de defesa pessoal para mulheres também capacitarão servidoras do Tribunal, promovendo uma atuação preventiva e proativa contra condutas de violência e garantindo sua segurança e bem-estar.
O treinamento já havia sido realizado anteriormente com policiais militares que atuam em áreas estratégicas, como carceragem e proteção pessoal de magistrados, além de magistradas amparadas por medidas protetivas em razão de ameaças e situações de risco decorrentes do exercício da função.
Sobre o curso, a oficial de Justiça Lúcia Helena Theotônio, integrante da primeira turma de servidoras, afirmou: “A experiência foi maravilhosa, superou as minhas expectativas. A violência é uma questão com a qual nos deparamos no nosso dia a dia, e ter acesso à informação sobre como devemos nos proteger não só na nossa rotina de trabalho, mas também na vida pessoal, é muito importante.”
As demais servidoras interessadas em participar do programa podem realizar seu cadastro no site da Escola Superior de Administração Judiciária (ESAJ).
Sobre o programa
O Programa de Proteção Feminina tem como objetivo transmitir noções básicas de defesa pessoal às servidoras e magistradas do Tribunal.
Durante as aulas, as participantes aprendem a observar detalhes e adotar medidas simples, mas eficazes, que podem impedir o resultado da violência. São desenvolvidas competências de leitura comportamental, controle de distância, percepção de ambiente e os procedimentos relativos ao protocolo de prioridade de ação.
Além do Fórum Central, o projeto será levado em breve aos fóruns de todo o estado.
Departamento de Comunicação Interna
Fotos: Rosane Naylor