Nova turma de servidores será capacitada no Minicurso Linguagem Simples da Esaj
Facilitar o acesso do cidadão ao serviço da Justiça estadual fluminense é o compromisso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Para garantir a comunicação jurídica para todos por meio de documentos acessíveis, o Tribunal aderiu à Linguagem Simples, e para capacitar os servidores, a Escola de Administração Judiciária (Esaj) promove cursos sobre o tema.
A segunda turma do Minicurso Linguagem Simples está prevista para novembro, com vagas limitadas. Serão oito horas/aula on-line, com inscrições abertas a partir do dia 04 de outubro na página da Escola.
A primeira turma, em agosto, contou com 60 inscritos. O Curso tem o objetivo de proporcionar aos participantes o conhecimento de técnicas de redação em linguagem simples, valendo-se de sete estratégias de simplificação linguística, sem que haja prejuízo para a formalidade, coesão e coerência da produção textual em ambientes governamentais; entender os casos em que há necessidade e possiblidade de transposição de textos densos em textos simples; e estudar alguns casos de aplicação de técnicas de síntese textual.
Manual de Linguagem Simples
O Minicurso Linguagem Simples foi uma sugestão do Departamento de Inovação e Desenvolvimento (DEIND), da Secretaria Geral de Governança, Inovação e Compliance (SGGIC), que por iniciativa do Laboratório de Inovação IdeaRio criou e disponibiliza o Manual de Linguagem Simples.
Com a comunicação clara, objetiva, acessível e inclusiva, o Manual permite a transmissão das informações gerando fácil compreensão, mesmo para as pessoas que não tenham qualquer conhecimento jurídico.
As ações do TJRJ estão de acordo com a Recomendação nº 144 de 25/08/2023 do Conselho Nacional de Justiça, que trata da implementação do uso da linguagem simples nas comunicações e atos dos tribunais.
Departamento de Comunicação Interna