Ministro Luiz Fux e presidente Ricardo Cardozo inauguram Estúdio TJRJ
Um espaço multimídia para gravação de podcasts, entrevistas e outras produções audiovisuais: essa é a proposta do Estúdio TJRJ, inaugurado na última segunda-feira (02/10) pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.
A cerimônia de lançamento foi marcada pela gravação do primeiro episódio do podcast Fórum Aberto, do Departamento de Comunicação Interna (DECOI), que contou com a participação do presidente Ricardo Cardozo e do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal.
A inauguração do Estúdio TJRJ é um dos projetos da Presidência do Tribunal na área da comunicação, com o intuito de desmistificar o Poder Judiciário e aproximá-lo da população com uma linguagem simples e dinâmica. “Na minha gestão procuro dar todo o apoio para crescermos na área da comunicação. Hoje, com muita satisfação, estamos inaugurando este estúdio com o primeiro podcast, no qual eu participo junto ao ministro Fux. Essa é uma forma de tornar o Judiciário mais próximo da sociedade”, disse o presidente Ricardo Cardozo.
“O podcast tem a função da transparência que representa o Poder Judiciário, de explicar à população a função judicial. As decisões judiciais, o quanto possível, devem estar aproximadas do sentimento constitucional do povo, porque nós vivemos da legitimidade democrática das nossas decisões”, ressaltou o ministro do STF, Luiz Fux.
A diretora do DECOI, Aline Müller, pontuou que o estúdio está disponível também para outras produções de magistrados e servidores: “O estúdio virtual foi idealizado no início dessa gestão e hoje se tornou uma realidade, possibilitando ao TJRJ mais um canal de comunicação com a sociedade. É um espaço multiuso para produções de conteúdos institucionais, entrevistas e gravações de podcasts, que abordarão temas diversos, não somente da Justiça”.
Fórum Aberto
O podcast Fórum Aberto é uma produção da Divisão de Mídia Audiovisual (DIMAU), do Departamento de Comunicação Interna do TJRJ. A cada programa, magistrados e profissionais do Direito e de outras áreas do conhecimento são convidados para um bate-papo sobre questões de interesse da sociedade, sempre com o objetivo de estabelecer um diálogo aberto com a população, solucionando suas dúvidas mais comuns.
No primeiro episódio, sob o comando dos apresentadores Claudio Pitanga, diretor da DIMAU, e Gabrielle Dias, que também assina o roteiro do programa, o ministro Luiz Fux e o presidente Ricardo Cardozo falam sobre suas trajetórias e apresentam perspectivas sobre o momento atual da Justiça.
Ao longo da conversa, o ministro Fux relembrou o início da carreira como office boy em um escritório de advocacia. Já o desembargador Ricardo Cardozo destacou que, por ser filho de magistrado, o Judiciário foi naturalmente seu caminho. Eles também recordaram o tempo em que atuaram como juízes eleitorais, fazendo um comparativo entre o modelo atual, considerado mais seguro, e as apurações de votos nas urnas de papel.
Durante os 40 minutos do podcast, Luiz Fux e Ricardo Cardozo ressaltaram ainda a importância da tecnologia e as possibilidades do uso de ferramentas de inteligência artificial pelo Poder Judiciário. No fim do bate-papo, os convidados deram conselhos aos estudantes de Direito que desejam seguir a carreira da magistratura.
O estúdio
O Estúdio TJRJ conta com acabamento acústico profissional, microfones para podcast, três câmeras com alta definição, mesa de som para mixagem, mesa de corte de vídeo, iluminação dimerizada individual e uma cabine de operação.
É um projeto em parceria com o Departamento de Segurança Eletrônica e de Telecomunicações (DETEL), da Secretaria-Geral de Segurança Institucional (SGSEI).
A construção do estúdio, por sua vez, foi realizada pela Secretaria-Geral de Logística (SGLOG), com projeto de arquitetura do Departamento de Engenharia (DEENG-DIPEA-SEPAR).
Como assistir
O primeiro episódio do videocast, com a participação do ministro Luiz Fux e do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo, está disponível no Spotify e no YouTube.
Confira:
Fotos: Rosane Naylor
Departamento de Comunicação Interna