TJRJ apoia a campanha “24 Horas pelo Diabetes”
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro apoia a campanha “24 Horas pelo Diabetes” promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Entre as ações que serão tomadas pelo Tribunal está a iluminação do Museu da Justiça, antigo Palácio da Justiça, no Centro do Rio, e do Museu da Justiça de Niterói com a cor azul, que é a cor da campanha.
O diabetes é uma doença silenciosa que afeta a saúde ocular. Uma das manifestações que atinge os olhos é chamada retinopatia ocular que pode levar a perda parcial ou total da visão, caso não seja tratada. A tradicional mobilização multidisciplinar online para conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da doença será no último sábado de novembro (25), a partir das 9 horas, onze dias depois do Dia Mundial da Diabetes (14). A ação “24h pelo Diabetes” é um alerta sobre a importância da prevenção.
Com a participação de diversas especialidades médicas, o “24h pelo Diabetes” oferecerá ao público um conteúdo completo voltado à conscientização sobre a doença, desde a explicação de mitos e verdades relacionados à diabetes até debates que abordam questões sobre políticas públicas e direitos do paciente no SUS. As atividades da maratona serão transmitidas pelo canal oficial do CBO no YouTube.
Diabetes
O diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 11 pessoas no mundo convive com diabetes e o Brasil é o 5º país com maior incidência de pacientes diagnosticados com diabetes, com mais de 16,8 milhões de casos.
Há três tipos de diabetes. O tipo 1 é quando há pouca ou nenhuma produção de insulina no corpo. Ocorre em cerca de 5% a 10% dos diabéticos. Já o tipo 2 resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos. O terceiro tipo é o diabetes gestacional, que se deve à elevação dos níveis de glicose durante a gestação, quadro que se normaliza após o parto.
Desde 2020, o CBO promove uma série de ações pelo projeto “24 Horas pelo Diabetes”.
Para mais informações, acesse “24h pelo Diabetes”.
Departamento de Comunicação Interna