TJRJ envia equipe técnica ao Rio Grande do Sul para imersão e treinamento no Sistema Eproc
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) iniciará em breve a migração do Processo Judicial eletrônico (PJe) para o Eproc, após a assinatura do termo de cooperação e parceria do TJRJ com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que detém o código-fonte do sistema. Outros tribunais também iniciarão a transição, como o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC).
Com o objetivo de iniciar a capacitação da equipe, a Presidência do TJRJ enviou um time de desenvolvedores de sistemas e gestores técnicos da Secretaria-Geral de Tecnologia da Informação (SGTEC) para um treinamento iniciado nesta segunda-feira, 29/01, no Centro de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul.
Ministrado por professores do TRF-4 e do TJRS, o curso conta com equipes de servidores do TJMG, TJSC, TJTO e TJAC.
Sobre o treinamento, o secretário-geral de Tecnologia da Informação do TJRJ, Daniel Haab, afirma: “Esta imersão revela um excepcional caso de desenvolvimento colaborativo e de governança sustentável e compartilhada. A meu ver, o desenvolvimento colaborativo é o principal caminho para a construção, o aprimoramento e a manutenção de produtos de tecnologia de grande porte e em larga escala, como o Eproc, entre órgãos públicos no Brasil”.
“Diante de todas as ferramentas eletrônicas disponíveis para trabalho, projetos e gestão remotos e compartilhados, não é razoável que instituições que prestam os mesmos serviços, nesse caso a jurisdição, se comportem como silos, produzindo e sustentando produtos semelhantes com finalidades idênticas, resultando em retrabalho e custos orçamentários multiplicados”, complementa o secretário-geral.
O propósito da capacitação é oferecer o primeiro contato dos analistas de sistema com os ambientes de desenvolvimento e configuração do Eproc. Dessa forma, os participantes poderão retornar ao TJRJ com conhecimentos a serem multiplicados entre as equipes da SGTEC, impulsionando a evolução do projeto.
Departamento de Comunicação Interna