Autofit Section
TJRJ sedia 11º Enastic com debates sobre tecnologia e inovação no contexto da Justiça estadual
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 24/04/2024 17:33

TJRJ sedia 11º Enastic com debates sobre tecnologia e inovação no contexto da Justiça estadual

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) sedia até sexta-feira (26/04) o 11º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic). Durante três dias, profissionais do Direito e da Tecnologia da Informação debaterão temas como inteligência artificial (IA) generativa, cibersegurança, tecnologias imersivas e ética na IA. As palestras mostrarão como a tecnologia e a inovação podem acelerar a transformação digital dentro do Sistema de Justiça.

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozoz, abriu o evento no plenário Ministro Waldemar Zveiter ao lado do desembargador Marcos Andre Chut; dos juízes auxiliares da Presidência Alberto Republicano de Macedo Junior e João Luiz Ferraz; do secretário-geral de Tecnologia da Informação (SGTEC), Daniel de Lima Haab; e do advogado Ademir Piccoli, CEO do J.EX.

 

 

“Eu não vejo um Judiciário no qual a prestação jurisdicional seja eficiente e eficaz se não investirmos maciçamente em tecnologia. O futuro da Justiça passa inegavelmente por essa modernização e pelo uso dessas ferramentas tecnológicas. O futuro, que praticamente já é o presente, caminha para uma Justiça totalmente digital”, ressaltou o presidente do TJRJ Ricardo Cardozo.

O desembargador Marcos Andre Chut, que é presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Comitê de Governança de Segurança da Informação, e do Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais do TJRJ, destacou: “Inteligência artificial, cibersegurança e novas tecnologias, que imporão novas éticas para o trabalho da Justiça, certamente darão a tônica da Justiça no Brasil nos próximos dez anos”.

“A participação de todos os tribunais é muito importante, e o Tribunal do Rio precisava retomar seu papel de destaque na área de tecnologia. E essa é a nossa missão, fazer com que o TJRJ, junto aos outros tribunais parceiros, otimize custos e força de trabalho para que os resultados sejam alcançados”, pontuou o juiz Alberto Republicano.

O juiz João Luiz Ferraz, responsável pela parte financeira e de contratação do TJRJ, falou da importância da autonomia financeira do Tribunal e complementou: “Nós triplicamos o investimento em Tecnologia da Informação em dois anos, e isso tem sido fundamental”. 

“Uma das missões que o presidente Ricardo Cardozo me deu era colocar o Rio de Janeiro de novo no mapa da tecnologia nacional. Eu penso que um evento como este é um indicativo de que nós não só passamos a figurar no  mapa da tecnologia nacional mas também do roteiro dos eventos de tecnologia nacional”, disse o secretário-geral de Tecnologia da Informação. Daniel Haab fez uma apresentação inédita de soluções de inteligência artificial para os usuários do TJRJ que, entre outros resultados, economiza duas horas diárias de trabalho. Trata-se de uma ferramenta que será disponibilizada para o 1º grau de jurisdição.

 


“Não é algo que substitua o juiz, e sim uma proposta que, formulada por meio da inteligência artificial, é apresentada ao magistrado. Isso não tira do juiz a responsabilidade de examinar e verificar se a proposta está de acordo com a jurisprudência e com o entendimento dele. Sem dúvida alguma vai facilitar muito, desde que sempre sob o comando da equipe do magistrado e do próprio magistrado”, observou o desembargador Ricardo Cardozo.

Ademir Piccoli, CEO do J.EX,  pontuou o movimento dedicado à transformação digital da Justiça e agradeceu ao Tribunal do Rio de Janeiro pela estrutura e disponibilidade:  “O Enastic começou em 2014, em Rondônia. Hoje temos líderes de tecnologia e principalmente pessoas da área de gestão dos tribunais participando amplamente. A tecnologia não é mais um departamento, se transformou no tema principal, não dá mais para imaginar o Poder Judiciário sem tecnologia”.

Entre as autoridades presentes estavam o general de exército Lourival Carvalho Silva, ministro do Superior Tribunal Militar (STM); o desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, presidente do TRF2; e os desembargadores da Justiça estadual, Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, presidente do TJPA, Alberto Delgado Neto, presidente do TJRS e Raduan Miguel Filho, presidente do TJRO.  Também participaram do primeiro dia do encontro Renan Miguel Saad, procurador-geral do Estado do Rio de Janeiro; Maria de Lourdes Pinho Medauar, representando a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do TJBA; André Leite Praça, superintendente de Tecnologia da Informação do TJMG, representando o desembargador José Arthur de Carvalho Filho, presidente do TJMG.

 


Os participantes do encontro puderam visitar a feira de tecnologia que apresentou as inovações dos patrocinadores do Enastic. Os stands foram montados no Foyer do décimo andar do Fórum Central, próximo ao plenário da abertura.

 

 

Segundo dia do Enastic

Nesta quinta-feira (25/04) o presidente do TJRJ participa do painel “Lideranças: impacto da tecnologia na gestão”, ao lado dos presidentes dos Tribunais de Justiça de Rondônia, do Rio Grande do Sul e da Bahia.

Serão palestrantes durante o Enastic, os desembargadores do TJRJ Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da Escola da Magistratura (Emerj); e Sérgio Seabra Varella, presidente da Escola de Administração Judiciária (Esaj);  o juiz Alberto Republicano; e o  secretário-geral Daniel Haab. 

Todas as palestras serão no Plenário Ministro Waldemar Zveiter.

Para ver a programação completa, acesse:  https://jexlegal.com.br/enastic-justica-estadual/ 

Fotos do evento.

 
Fotos: Rosane Naylor
Departamento de Comunicação Interna