Novo episódio do Fórum Aberto aborda conexão entre Direito e Literatura
O sétimo episódio do podcast Fórum Aberto, um produto do Departamento de Comunicação Interna do TJRJ, já está disponível nas plataformas digitais.
Desta vez, Andréa Pachá, desembargadora, escritora e presidente do Fórum Permanente de Direito, Arte e Cultura da EMERJ, e José Roberto de Castro Neves, advogado, escritor e professor de Direito Civil da PUC-Rio e da FGV-Rio, trazem à tona o melhor da conexão entre Direito e Literatura.
No programa, os convidados abordaram, com humor, inteligência e sensibilidade, a influência da literatura em sua atuação como juristas, além de outros temas como envelhecimento, casos emocionantes das Varas de Família e até mesmo a relação entre os caminhos traçados por Shakespeare, os Beatles e outros gênios da cultura mundial.
“Ninguém vai ser melhor do que outra pessoa porque leu. Isso não é verdade. A grande verdade, entretanto, é que você será uma pessoa melhor do que era antes de ler. Nós vivemos em um país muito desigual, e por vivermos há muito tempo aqui, às vezes não nos damos conta ou banalizamos isso. Quando estamos lendo, deixamos aguçada nossa sensibilidade para temas como injustiça e preconceito, com os quais não queremos conviver”, afirmou José Roberto de Castro Neves.
Outro assunto que se destaca no episódio é a influência das mídias digitais na linguagem, nas relações e no comportamento da sociedade: “As redes sociais inauguram uma forma de linguagem que é completamente diferente do que a gente conhecia até aqui. E eu não estou falando de robôs ou de inteligência artificial: estou falando de uma linguagem que é originalmente binária e que impacta a nossa relação com a própria humanidade. Nas redes sociais, todo mundo é autorreferente. É possível dizer que as pessoas leem mais, porque a comunicação é basicamente escrita. Mas o que se lê numa sociedade profundamente narcísica, que não deixa ninguém olhar para nada que não seja o próprio espelho? E se todos são tão perfeitos, bonitos, sensacionais... por que o conjunto da obra está tão feio?”, indagou Andréa Pachá.
Para conferir o episódio na íntegra, acesse os canais do TJRJ no YouTube ou no Spotify. Outra opção é acessar o podcast na página Vídeos Institucionais, no site do Tribunal.
Assista ao vídeo:
Sobre o programa
Comandado pelas apresentadoras Gabrielle Dias e Renata Machado, o podcast Fórum Aberto é uma produção do Departamento de Comunicação Interna do TJRJ (DECOI), gerenciado pela Divisão de Mídia Audiovisual (DIMAU), em parceria com o Departamento de Segurança Eletrônica e de Telecomunicações (DETEL).
A cada programa, magistrados e profissionais do Direito e de outras áreas do conhecimento são convidados para um bate-papo sobre questões de interesse da sociedade, sempre com o objetivo de estabelecer um diálogo aberto com a população.
Departamento de Comunicação Interna