Curso para magistrados “Assistente de Inteligência Artificial para Decisões Judiciais” abre inscrições em julho
A partir de 1º de julho, os magistrados do TJRJ já poderão se inscrever no workshop “Assistente de Inteligência Artificial para Decisões Judiciais”, oferecido pela Emerj.
“Inteligência Artificial Generativa” e “Como Utilizar o Assistente de Inteligência Artificial para Decisões Judiciais do TJRJ” são os temas da formação prevista no Ato Normativo nº 29/2024, assinado pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e publicado no dia 25 de junho no Diário da Justiça Eletrônico. O Ato estabelece que a participação será obrigatória para qualquer juiz que pretenda utilizar o assistente de elaboração de minutas de decisões e sentenças.
O objetivo da formação é capacitar os magistrados no uso do Assistente de Inteligência Artificial, desenvolvido pela Secretaria-Geral de Tecnologia da Informação (SGTEC), para decisões judiciais e sua aplicação ética e adequada para aprimorar a qualidade, a celeridade e a precisão das decisões judiciais, assegurando a observância dos princípios jurídicos e dos direitos fundamentais.
São oferecidas vagas para duas turmas na modalidade presencial, na Biblioteca TJRJ/Emerj Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, no térreo da Lâmina III. O primeiro workshop será dia 30 de agosto, das 9h às 16h; o segundo, no dia 6 de setembro no mesmo horário.
Inscrições
Para se inscrever, o magistrado deve acessar a página dos Cursos Oficiais para Magistrados da Emerj entre 1º de julho e 28 de agosto. Cada turma oferece 28 vagas.
Departamento de Comunicação Interna