TJRJ recebe representantes do Conselho Nacional de Direitos Humanos
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, recebeu o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), na última quinta-feira (27/06).
O encontro tratou da Relatoria Especial sobre o crescimento dos atos neonazistas no Brasil. “O que nós pretendemos com esse diálogo com o Tribunal de Justiça é integrar o Tribunal nessa agenda nacional e pensarmos juntos um plano estadual de enfrentamento ao nazismo e neonazismo no Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou Carlos Nicodemos, membro do CNDH.
Durante o encontro, o presidente do TJRJ recebeu a Resolução nº 8 do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, que diz respeito às políticas de enfrentamento aos discursos de ódio no Brasil. O desembargador Ricardo Cardozo citou as iniciativas do Tribunal pela inclusão e equidade, e contra qualquer tipo de discriminação - os Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGENs) e a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai).
Participaram da reunião o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, 1º vice-presidente; os juízes Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, auxiliar da Presidência; e Tiago Fernandes de Barros, da Vara de Execuções Penais (VEP). Os membros da delegação do Conselho Mônica Alkmim, coordenadora nacional do Movimento Nacional dos Direitos Humanos; Fabiana da Silva, ouvidora-geral da Defensoria Pública do Rio de Janeiro; Érica Kubik e Enzo Menucci, ambos pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), também estiveram presentes.
Foto: Felipe Cavalcanti
Departamento de Comunicação Interna