Autofit Section
TJRJ renova sua infraestrutura de tecnologia com novos servidores no data center
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 14/08/2024 11:22

TJRJ renova sua infraestrutura de tecnologia com novos servidores no data center

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) deu um grande passo na modernização de sua infraestrutura tecnológica com a recente aquisição e instalação de servidores IBM P10 (Power10), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SGTEC). A atualização tem por objetivo substituir os atuais IBM P8, proporcionando assim ganho significativo de desempenho aos sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD) que suportam as principais bases de dados dos sistemas judiciais de processo eletrônico.

“São equipamentos de última geração, da primeira linha da IBM. Permitem menor tempo de resposta em todas as funções do sistema e assim mais satisfação ao usuário interno, que passa a esperar menos para retorno de uma função ou de algum dado dentro do sistema”, pontuou Sidney Pryor, diretor do Departamento de Sustentação de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados (DETIC) da SGTEC.

 

Última Geração

Os novos servidores IBM P10 são maquinários de última geração, com recursos avançados e direcionados a operações robustas e de grande porte. Esses equipamentos oferecem maior capacidade de processamento e eficiência energética em comparação aos atualmente utilizados pelo TJRJ.

Entre os recursos de destaque dos IBM P10 estão:

  • Segurança: Criptografia de memória ponta a ponta, 40% mais rápida que a IBM POWER9, atendendo aos padrões mais rígidos de criptografia atuais e futuros, incluindo a criptografia pós-quantum;
  • IA Integrada: Novos núcleos de IA que suportam inferências 20 vezes mais rápidas do que os do IBM POWER9, permitindo a integração do conhecimento de IA em aplicativos de negócios para obter mais insights;
  • Arquitetura Híbrida: Projetados para a nuvem híbrida corporativa, os servidores P10 oferecem desempenho e segurança excepcionais, compatíveis com o Red Hat OpenShift, padrão emergente para nuvem híbrida.

 

Benefícios para o TJRJ

A aquisição desses novos servidores pela SGTEC visa a suprir as necessidades específicas do tribunal, garantindo melhoria substancial no desempenho dos sistemas e na experiência dos usuários internos e externos. Entre os benefícios esperados estão:

  • Melhora na prestação jurisdicional: com mais agilidade no tempo de resposta dos sistemas DCP e EJUD, viabilizará uma prestação jurisdicional mais eficiente, reduzindo a espera e otimizando o trabalho dos usuários;
  • Aumento da produtividade: com desempenho superior, os servidores proporcionarão uma melhor experiência de trabalho nos sistemas judiciais, resultando em mais satisfação dos usuários e potencializando o aumento de produtividade;
  • Redução de Custos Operacionais: a eficiência energética dos novos equipamentos reduzirá o consumo de energia e seus custos associados.

 

Compromisso

A adoção dos servidores IBM P10, liderada pela SGTEC, reflete o comprometimento do Tribunal de Justiça em investir em tecnologia de ponta para suportar o crescimento contínuo e a complexidade das operações judiciais. Essa atualização faz parte de uma estratégia ainda maior, para garantir que o ecossistema tecnológico do tribunal esteja alinhado com as melhores práticas, equipamentos, serviços, produtos e inovações disponíveis no mercado, promovendo assim uma Justiça mais ágil e acessível a todos.

Com essa iniciativa, o TJRJ reforça seu compromisso com o serviço público, buscando sempre proporcionar atendimento de excelência à sociedade.

 

Fotos: Rosane Naylor

Departamento de Comunicação Interna