PJERJ promove circuito cultural no Santuário Cristo Redentor e na região da Pequena África
O Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ), por meio da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), promoveu a 10ª e 11ª edições do Circuito Cultural de 2024, nos meses de julho e agosto, respectivamente. Os participantes do Circuito são integrantes dos projetos Começar de Novo, Inclusão legal e Justiça pelos Jovens, que promovem a inclusão social no âmbito do Tribunal.
Na 10ª edição, os participantes realizaram uma visita guiada no Santuário Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. A atividade foi conduzida pela equipe do santuário e pela Divisão de Ação Social e Acessibilidade (DIISO). Na ocasião, os integrantes dos projetos tiveram a oportunidade de conhecer a história do monumento desde a sua criação até os dias de hoje.
O 11º Circuito teve como destino a Pequena África, onde os participantes foram acompanhados pela historiadora e guia de turismo Tatiana Brandão, serventuária do PJERJ. O trajeto vai do Largo de São Francisco da Prainha até o Instituto dos Pretos Novos, percorrendo os pontos históricos do período da escravidão dos povos do continente africano – que chegaram ao Brasil na região do cais do Valongo, atual zona portuária do Centro do Rio de Janeiro – contando um pouco da história da população negra no Brasil.
“Esse projeto não só promove cultura e conhecimento, como também estimula o aprendizado e a conexão com a cidade. Os participantes se encantam com os circuitos e incentivam os familiares a visitar esses locais históricos e culturais”, destacou Lysbeth Teixeira Alves, coordenadora do circuito.
Circuito Cultural
O Circuito Cultural tem como objetivo promover atividades culturais aos participantes dos projetos de inclusão social da SGSUS, utilizando a cultura como ferramenta incentivadora da cidadania.
Departamento de Comunicação Interna